Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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APRENDIZAGENS RELACIONAIS E AFETIVAS CONSTRUÍDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA
Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, Norma Carapiá Fagundes

Resumo


Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado que teve como objetivo geral compreender o que expressam as aprendizagens (re)construídas pelas estudantes de enfermagem, a partir das experiências vividas no estágio curricular na atenção básica no curso de graduação. Analisou-se de que forma o estágio curricular na atenção básica, enquanto espaço de aprendizagem, contribuiu para a formação profissional e pessoal das estudantes para a atuação neste âmbito da atenção. Esta análise tomou como base crítica a constatação de que apesar da pontecialidade formativa do estágio curricular, uma vez que possibilita uma integração efetiva entre o mundo do trabalho e o mundo da escola, sua organização e desenvolvimento encontram-se dissociados dos demais componentes curriculares do curso de graduação em enfermagem, na concepção das participantes da pesquisa. Constituiu-se em uma pesquisa exploratória de natureza analítica, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 estudantes do curso de graduação em enfermagem que realizavam estágio curricular na atenção básica à saúde de 02 IES públicas da cidade de Salvador. Os dados produzidos no trabalho de campo foram coletados através de grupos focais e análise documental e analisados através da técnica de análise temática, que originou na unidade temática aprendizagens (re)construídas pelas estudantes no estágio curricular em rede básica, a subunidade temática aprendizagens relacionais e afetivas ligadas ao desenvolvimento pessoal. As cinco aprendizagens mais citadas foram: Entender a diversidade no contexto de trabalho; escutar; ser solidária; entender as relações de poder para atuar e desenvolver atitudes de articulação. Estas aprendizagens vinculadas à reflexão do sujeito de estar no mundo e com o mundo relacionar-se representaram a reflexão das estudantes sobre as experiências vividas nas situações de trabalho do estágio e da interação com as pessoas envolvidas neste contexto. A discussão das aprendizagens relacionais e afetivas (re)construídas pelas estudantes de enfermagem mostrou a relevância da inserção das mesmas em situações reais de trabalho, tanto para a sua formação pessoal, uma vez que as experiências vividas nas relações intersubjetivas provocaram a articulação de aprendizagens significativas, como para a sua auto-formação, visto que envolve a construção de uma identidade profissional e pessoal.

Palavras-chave


Estágio curricular; Atenção básica à saúde; Aprendizagens