Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
HÁBITOS DE VIDA E PRÁTICAS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE-MS
Fernanda Bocchi Monteiro, Taise Namie Nakata, Viviane Silva Borghi, Mayumi Letícia Tissiani Tsuge, Bethania Silva Ramos, Flavia Palla Miranda, Lais de Oliveira Lima, Ana Rita Barbieri, Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva

Resumo


Caracterização do problema: A adolescência é uma fase crítica do processo de crescimento e desenvolvimento humano, pois é marcada por transformações físicas, psíquicas e sociais do indivíduo. A fase de transição para a vida adulta é um período relativamente curto e que depende de fatores intrínsecos, mas também de fatores extrínsecos, como alimentação, condições de habitação e lazer. O conjunto desses fatores interfere no crescimento, no fortalecimento do sistema imune e preparação do adolescente para a vida adulta. Esta experiência teve por objetivo desenvolver uma atividade educativa a partir da identificação dos hábitos de nutrição, atividades físicas e exposição a riscos no cotidiano de adolescentes. Descrição da experiência: Em grupos, os alunos do segundo ano de medicina da UFMS desenvolveram um instrumento para ser aplicado aos adolescentes. Foram realizadas duas visitas à Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha. No primeiro momento, foi aplicado o questionário com questões sobre nutrição, condição psicossocial, saúde e lazer para 25 estudantes do 7° ano. Também foi realizado um exame físico e antropométrico com aferição da pressão arterial. Após a identificação dos problemas e análise das informações colhidas, foi preparada uma atividade educativa e os acadêmicos retornaram à escola. Nessa ocasião, a atividade foi desenvolvida em duas etapas: primeiramente, as crianças aprenderam a verificar seu IMC através da Caderneta de Saúde do Adolescente. Depois, realizou-se um jogo de "Verdade/Mentira", com perguntas sobre nutrição, atividade física e aparência. Efeitos alcançados: A identificação do IMC conferiu autonomia aos alunos, os quais aprenderam como é feito esse índice e analisaram os resultados e parâmetros nas suas respectivas idades. Ficou evidenciada a importância de atividades que valorizam a autoestima, a aceitação da imagem corporal, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável como meios de garantir qualidade de vida. Recomendações: É importante para os acadêmicos de medicina a realização de ações como esta desde o início da graduação, a fim de adquirir uma melhor vivência da realidade, além de contribuir com a comunidade.

Palavras-chave


Saúde Pública; Comportamento Alimentar; Fenômenos Fisiológicos da Nutrição.

Referências


Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conversando_saude_adolescentes.pdf >. Acesso em 15 dez. 2013.

Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015496.pdf >. Acesso em 15 dez. 2013.

 

Disponível em: < http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=86>. Acesso em 15 dez. 2013.