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HÁBITOS DE VIDA E PRÁTICAS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE-MS
Resumo
Caracterização do problema: A adolescência é uma fase crítica do processo de crescimento e desenvolvimento humano, pois é marcada por transformações físicas, psíquicas e sociais do indivíduo. A fase de transição para a vida adulta é um período relativamente curto e que depende de fatores intrínsecos, mas também de fatores extrínsecos, como alimentação, condições de habitação e lazer. O conjunto desses fatores interfere no crescimento, no fortalecimento do sistema imune e preparação do adolescente para a vida adulta. Esta experiência teve por objetivo desenvolver uma atividade educativa a partir da identificação dos hábitos de nutrição, atividades físicas e exposição a riscos no cotidiano de adolescentes. Descrição da experiência: Em grupos, os alunos do segundo ano de medicina da UFMS desenvolveram um instrumento para ser aplicado aos adolescentes. Foram realizadas duas visitas à Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha. No primeiro momento, foi aplicado o questionário com questões sobre nutrição, condição psicossocial, saúde e lazer para 25 estudantes do 7° ano. Também foi realizado um exame físico e antropométrico com aferição da pressão arterial. Após a identificação dos problemas e análise das informações colhidas, foi preparada uma atividade educativa e os acadêmicos retornaram à escola. Nessa ocasião, a atividade foi desenvolvida em duas etapas: primeiramente, as crianças aprenderam a verificar seu IMC através da Caderneta de Saúde do Adolescente. Depois, realizou-se um jogo de "Verdade/Mentira", com perguntas sobre nutrição, atividade física e aparência. Efeitos alcançados: A identificação do IMC conferiu autonomia aos alunos, os quais aprenderam como é feito esse índice e analisaram os resultados e parâmetros nas suas respectivas idades. Ficou evidenciada a importância de atividades que valorizam a autoestima, a aceitação da imagem corporal, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável como meios de garantir qualidade de vida. Recomendações: É importante para os acadêmicos de medicina a realização de ações como esta desde o início da graduação, a fim de adquirir uma melhor vivência da realidade, além de contribuir com a comunidade.
Palavras-chave
Saúde Pública; Comportamento Alimentar; Fenômenos Fisiológicos da Nutrição.
Referências
Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conversando_saude_adolescentes.pdf >. Acesso em 15 dez. 2013.
Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015496.pdf >. Acesso em 15 dez. 2013.
Disponível em: < http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=86>. Acesso em 15 dez. 2013.