Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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NAVEGANDO ENTRE OS SABERES E PRÁTICAS: ATIVIDADE ITINERANTE NA ILHA DE MARÉ
Marcos Antonio Messias de Oliveira Júnior, Fernanda Trindade, Poliana Santos, Sâmea Andrade, Thainara Cruz, Iana Verônica, Mariza Silva Almeida

Resumo


A educação em saúde compreende uma estratégia de intervenção voltada para promoção da saúde, prevenção de doenças na qual, os conhecimentos científicos articulam-se à compreensão dos saberes advindos do senso comum, oferecendo subsídios para adoção de novos hábitos e condutas de saúde. O desenvolvimento de atividades que congrega o  ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável ocorre desde 2004, sendo promovida pelo Programa de Ensino Turorial (PET) Enfermagem e desenvolvida em Ilha de Maré, única zona rural do município de Salvador, uma das localidades mais antigas, povoada na sua maioria por remanescentes de escravos africanos. A ação em destaque tem o objetivo de fornecer ferramentas à comunidade (homens, mulheres, jovens) para se auto-cuidarem e se necessário, cuidarem de outros(as) mediante ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, fomentando subsídios à comunidade para a importância da manutenção do proprio cuidado. Esta prática foi desenvolvida na Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Semana da ACTA) em outubro de 2013, em articulação com a Unidade Básica de Saúde da Ilha de Maré, graduandos (as) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), bolsistas e tutoras do Pet Enfermagem e do Pet Odontologia da UFBA e grupo de estudantes do programa World Learning -- SIT Study Abroad (SIT). Os participantes foram divididos em pequenos grupos, com vistas a alcançar os 6 povoados da Ilha (Itamoabo, Santana, Praia Grande, Botelho, Bananeiras e Martelo). Contando com o apoio dos(as) Agentes Comunitárias da Ilha (7) e da Enfermeira da Unidade Básica de Saúde – UBS  foram levantados junto a comunidade temas de interesse desta a saber: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s/AIDS), métodos contraceptivos, gravidez, Acidente Vascular Cerebral, saúde bucal, hipertensão, diabetes, anemia falciforme, saúde do homem e outras temáticas. Ao lado das ações de educação para a saúde foi realizado escovação e fluoretação com escolares pelo PET Odontologia com ajuda das(os) demais participantes. Para essas atividades utilizamos  materiais lúdicos, cartazes, folders informativos, materiais sobre métodos contraceptivos e de prevenção de câncer cérvico uterino e jogos de tabuleiro com a finalidade de facilitar a discussão e aprendizagem dos temas. As dinâmicas de integração desenvolvidas antes  de cada atividade, contribui para aproximar e para interação do grupo com a comunidade. A inserção de recursos lúdico e outros materiais possibilitou maior concretude sendo que o público participante demonstraram melhor percepção das coisas visíveis e palpáveis em relação aos conteúdos que requeriam mais abstração. A troca intercultural com os alunos do SIT se fez essencial no que cerne ao exercício da língua inglesa assim como dos hábitos, comportamentos e condutas de outras comunidades diante de problemas identificados. A parceria comunidade, estudantes e profissionais possibilitou a construção de um conhecimento coletivo e individual de forma horizontal e sem hierarquização de modo positivo para ambos participantes e comunidade.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO PERMANENTE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, ILHA DE MARÉ

Referências


Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Rev. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. 2005; 9 (16): 39-50.

Araújo I. Materiais educativos e produção de sentidos na intervenção social. In: Monteiro S, Vargas EP. (Org). Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006. p. 49-69.