Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA A NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rafaella Marques Vieira, Isabelle Frota Ribeiro Queiroz, Sandra Maria Carneiro Flôr, Sâmia Maria Ribeiro, Maria Socorro Carneiro Linhares

Resumo


A subnotificação dos casos violência doméstica pelos profissionais de saúde, configura-se, como problema atual na perspectiva da Atenção à Saúde no município de Sobral, Ceará. Entretanto, a notificação constitui- se como um instrumento essencial para a gestão municipal de saúde, uma vez que ela permite estimar a dimensão da magnitude dos casos de violência e, a partir disso, avaliar a necessidade de investimentos em núcleos de vigilância em saúde e serviços de assistência (DESLANDES et al, 2011). Descrição da Experiência: Ocorreu em 15 de agosto de 2013, no Centro de Convenções do município de Sobral, a partir de um seminário sobre a subnotificação da violência no sistema de saúde, o qual foi promovido pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica de Sobral (SVES) do município em questão. Este contou com a participação de todos os profissionais da saúde, de nível superior, da Atenção Primária, Secundária, da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, além das discentes do curso de enfermagem, que estão inseridas no SVES por meio do Programa de Ensino para o Trabalho em Saúde/Vigilância em Saúde. O seminário foi ministrado pela coordenadora do SVES e se deu por meio de apresentações expositivas sobre a incidência de violência doméstica no município como tentativa de sensibilizar e responsabilizar esses profissionais para a realização da notificação desse agravo. Efeitos Alcançados: A partir da exposição do problema em questão, pode- se iniciar discussões referentes às dúvidas dos profissionais sobre as etapas do processo de notificação. O preenchimento adequado das fichas de notificação foi um tema bastante discutido, em virtude da qualidade e veracidade dos dados nela contidos. Também foi discutido sobre a necessidade de criação de um fluxo paro o encaminhamento das fichas preenchidas pelos profissionais de saúde para outros setores como, a Delegacia de Defesa da Mulher e o Conselho Tutelar. Recomendações: Mesmo com todas as discussões possibilitadas pelo encontro, ficou visível que muitos profissionais de saúde sentem-se intimidados e despreparados ao lidar com a questão das violências. Logo, fazem-se necessários mais investimentos da gestão local para a capacitação dos profissionais de saúde de Sobral, pois prevenir e combater a violência são tarefas árduas que exigem à articulação de diferentes serviços em uma rede integrada de atenção às vítimas de violência.

Palavras-chave


Notificação; Violência Doméstica; Pessoal da Saúde

Referências


DESLANDES, Suely; MENDES, Corina Helena Figueira; LIMA, Jeanne de Souza; CAMPOS, Daniel de Souza. Indicadores das ações municipais para a notificação e o registro de casos de violência intrafamiliar e exploração sexual de crianças e adolescentes. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.27, n.8, p.1633-1645, ago, 2011.