Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET SAÚDE DE REDES DE ATENÇÃO: ENCONTROS ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE MENTAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO
Silmaria Bandeira do Nascimento, Mharianni Ciarlinni de Souza Bezerra, Tássya Bruna Galvão Araújo, Ana Ester Maria Melo Moreira, João Rodrigo de Moura Carvalho, Eugênia Bridget Gadêlha Figueirêdo

Resumo


Este trabalho emerge da vivência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET SAÚDE Redes de Atenção) e objetiva compreender como a atenção básica está inserida na rede de atenção psicossocial na cidade de Parnaíba-PI. PET é um programa que busca articular ensino-serviço-comunidade a partir do fazer no SUS. Atua na perspectiva da modelagem das redes de atenção a partir da organização de sistemas e serviços de saúde, da micropolítica do trabalho vivo em saúde e da determinação social em saúde. A metodologia de trabalho emerge da cartografia como ética política. Como estratégias de coleta de dados foram utilizados diários de campo e conversas informais com usuários e funcionários do serviço. Durante a inserção, perceberam-se algumas problemáticas referentes à infraestrutura e escassez de recursos, dificuldade de integração com outros dispositivos da rede de saúde, principalmente em relação aos serviços de atenção psicossocial. O sentimento de incapacidade dos profissionais do centro de saúde da família no que diz respeito ao atendimento e acolhimento de demandas da saúde mental refletem-se no número de pessoas que usam psicotrópicos indiscriminadamente e sem acompanhamento regular pela equipe de saúde. Percebeu-se pouca comunicação entre serviço-comunidade, estabelecendo um fosso cultural entre profissionais de saúde e comunidade. Compreendemos que a saúde mental na atenção básica está interligada com pressupostos deste, como primeiro contato, longitudinalidade, enfoque na família, competência cultural, intersetorialidade e orientação na comunidade mediada por uma equipe de profissionais de referência, preconizando a continuidade do acesso às redes de saúde com o pressuposto do cuidado integralizado. É crescente a demanda de saúde mental na atenção básica que não é acolhida, devido às dificuldades e limitações dos profissionais no tocante à atenção psicossocial. Dessa forma, como resultado preliminar compreende-se que a rede de atenção básica possui baixa permeabilidade em relação à saúde mental e pouca inserção na rede de atenção psicossocial devido à fragilidade da formação em saúde para o campo da saúde mental. Compreendemos que a partir da vivência no PET, estudantes e preceptores desenvolverão olhar ampliado para saúde mental na atenção básica e compreenderão caminhos metodológicos deste processo de trabalho.


Palavras-chave


saúde mental; educação pelo trabalho; atenção básica em saúde

Referências


MENDES, Eugênio V. As redes de atenção à saúde. 2. Ed. Brasília: Organização pan-americana da saúde, 2011.

 

CAMPOS, R. O. Saúde mental na atenção básica IN: CAMPOS, G. N.S; GUERRERO, A.V. P(ORG). Manual de práticas em atenção básica: Saúde ampliada e compartilhada. Brasil, ministério da saúde.