Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DE TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)
Rennata Cristina Mariz Pereira, Alesson Felipe Farias da Silveira, Amanda Beatriz de Barros Pimentel, Ana Carolina Bezerra de Lima, Ana Darca Ramos da Cunha, Ana Maria de Araujo Loiola, Andréa Carla Reis Andrade, Andressa Albuquerque da Silva, Andreza do Carmo A. Pôrto, Andreza Maria dos Santos, Ariele Pinheiro da Silveira Moura, Bruna Layza Gonçalves Lourenço, Camila Xavier de Melo, Cleytiane Stephany Silva Santos, Cristiane Aline Corrêa, Davidson Alves dos Santos, Dayane da Rocha Pimentel, Debora Maria Verdasca Aceto, Diana Carla Dias dos Santos, Elaine Dayane Freitas dos Santos, Fernanda Vilela da S. S. A. Cañas, Gabriela Tenório P. Galvão, Gabriella Teixeira Frota, Girdilliane Regina S. de Araujo, Jefferson José de Souza Junior, Jessica Ferreira de Moura Pereira, Jucieli de Sousa Nobrega, Katharine Fraga dos Santos, Luciana Amanda P. Santana, Maria Eduarda R. Crasto, Maria Emilia Anjos S. da Silva, Maria Isabela R. da Silva Santos, Maria Rafaela Amorim de Araujo, Mariana Ferreira de Souza, Mariana Luiza Dutra S. do Monte, Mariana Paula S. Vasconcelos, Mariane Silva Tavares, Marília Sampaio de Araujo, Milena Kelry da Silva Gonçalves, Nathalia Ingrid Morais dos Santos, Nayra Maria de Almeida, Priscila Farias Stratmann, Rayssa Santos Botelho, Renata Neves Parente, Samara Cecília S. P. da Silva, Thaís Aquino de Oliveira, Thayza Maria Botelho Florencio, Victória Fabriny Oliveira da Silva, Weinar Maria de Araújo, Raphaela Delmondes do Nascimento, Itamar Lages

Resumo


Saúde é resultante das condições sociais, econômicas e ambientais. Particularmente na atenção básica este diagnóstico deve fazer parte do trabalho das equipes de ESF. Compreendendo o território como processo, ou seja, como um espaço em permanente construção, estes diagnósticos possibilitam o melhor planejamento das ações de saúde e maiores possibilidades de responder as necessidades dos indivíduos. Este estudo teve como objetivo descrever a situação de saúde da micro área IV da área de abrangência da Unidade de ESF Passarinho Alto, localizada no Distrito Sanitário III de Recife, PE. Trata-se de um estudo descritivo, quanti-qualitativo desenvolvido com 246 famílias da micro área IV as quais, atualmente, não são cobertas por Agente Comunitário de Saúde. Os dados foram coletados a partir do cadastramento familiar utilizando a ficha ‘A’ do Sistema de Informação de Atenção Básica à Saúde, observação do território e entrevistas a lideranças comunitárias. Os dados foram analisados com o programa Excel a partir das condições demográficas, socioeconômicas, de morbidade e condições de moradia, ainda foram construídos mapas do território (acesso, equipamentos sociais e risco ambiental) e descrito a história da comunidade.  Os resultados mostraram que apesar da baixa escolaridade da população, 25,3% são empregados e 25,2% são empreendedores. Das 246 moradias analisadas, 47,6% correspondem a habitações que sofrem com alagamentos e  33,7% ficam em locais de barreira. Os agravos mais frequentes foram hipertensão (8,4%) e diabetes (3,5%). A população possui uma história de muita luta desde a ocupação do território. O mapa de acesso revelou as péssimas condições de deslocamento das famílias a USF, com pessoas que tem que se deslocar mais de 2 km para o serviço com ruas sem asfaltos e alagadas. Por se caracterizar uma área próxima a região de mata, a Mata de Passarinho, os riscos ambientais como presença de vetores e reservatórios de várias doenças são muito frequentes. Constatou-se que existe uma considerável deficiência nos recursos destinados à manutenção dos sistemas de saneamento básico e, quando somado às grandes taxas demográficas, é grande a quantidade de pessoas cuja saúde está ameaçada, considerando os níveis de desenvolvimento do município do Recife. É de fundamental importância um diagnóstico da situação de saúde para o trabalho na Saúde da Família.

Palavras-chave


Situação de Saúde; Território; Estratégia de Saúde da Família

Referências


BOFF, L. Saber cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra.Editora Vozes. Petrópolis – RJ, 2003.

GARRAFA, Volnei. Bioética e saúde. O mundo da saúde, São Paulo, a. 23, v. 25, n. 5, p. 263-269, 1999.

MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: PINHEIROS, R.; MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado da saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2006. p. 41-66.

MONKEN, M.; CHRISTOVAM, B. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(3): 898-906 mai-jun, 2005.

COELHO, F.L.; SAVASSI, L. Aplicação de Escala de Risco Familiar como instrumento de priorização das Visitas Domiciliares. Florianópolis: RBMFC, p. 19-26, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica.Brasília: Ministério da Saúde, 2011. (Série E. Legislação em Saúde)

GONDIM, G.M. M. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ: 2008

MENDES, E.V. Distrito Sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. 4ed. Hucitec, Abrasco. São Paulo: Rio de Janeiro, 1999.

PAIM, J.; et al. Sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. The Lancet, p. 11-31, maio 2011.

BRASIL, Ministério da Saúde. (1996). Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB-SUS 01/96). Brasília: Autor.

_____. Contexto, território e processo de territorialização das informações: desenvolvendo estratégias para educação profissional da vigilância em saúde. In: BARCELLOS, C. (Org.)A geografia e o contexto dos problemas de saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO: ICICT: EPSJV, 2008, p. 141-163.