Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TELE-PET-REDES – SUPORTE DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AO PET-SAÚDE/REDES BAHIANA
Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, Lígia Marques Vilas Bôas, Marta Silva Menezes, Milena Bastos Brito, André Dantas Zimmermann, Dilton Mendonça Rodrigues

Resumo


A proposta do PET-Saúde/Redes da Escola Bahiana e Medicina e Saúde Pública foi aprovado para ser executado no biênio 2013/15. Envolve os cursos de medicina, enfermagem e psicologia. São três projetos que tem como foco principal Redes de Urgência e Emergência, em saúde infantil, materna, adulto e idoso na lógica da construção de linhas de cuidado, integrando a atenção básica e hospitalar. Para atender a complexidade do projeto, entende-se que a formação de canais de comunicação entre os diversos participantes, é de fundamental importância. Para a efetiva formação do trabalho em redes foi introduzido, como ferramenta de apoio ao programa PET/Redes da Bahiana o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Desde o projeto inicial foi realizado vínculo com o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB), que foi identificado como facilitador, não apenas para questões operacionais e de comunicação, mas também como ferramenta de atuação e suporte às diversas atividades propostas dentro das linhas de trabalho do projeto. Foi construído ambiente para o PET na plataforma Moodle, onde foram disponibilizados editais e informações sobre o projeto, realizadas as inscrições on-line, aplicação de questionário para conhecimento do perfil do candidato. Após a seleção, foram criados espaços para cada um dos grupos apenas para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos, porém todos tem acesso a todos os grupos. Os relatórios reflexivos mensais dos acadêmicos são postados e recebem feedback dos preceptores e tutores. Também são postados os diversos projetos e informações sobre as diversas atividades. Alguns espaços comuns foram criados para estimular a integração como “Oficina de Ideias” e fóruns de discussão. Os tutores foram capacitados e um dos preceptores assumiu a supervisão e acompanhamento do AVA do programa. Pretendemos ampliar a capacitação para os demais preceptores e a utilização de recursos como a videoconferência, para aproximação das equipes e dos recursos de telemedicina para suporte aos projetos de intervenção propostos. O uso de tecnologia como suporte ao programa é efetivo e simples, não demandando suporte especializado, podendo ser desenvolvido, executado e acompanhado pelos participantes do grupo. Porém é importante a capacitação dos tutores para utilização da ferramenta assim como a supervisão constante do AVA, com atualização de informações e feedback para os participantes.

Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem; Programa de Educação pelo Trabalho; Telesaúde