Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA AREA DA SAÚDE
Maria Socorro Sousa, Márcia Maria Tavares Machado, Tânia Maria de Sousa França

Resumo


O homem desde o início dos tempos efetivou uma prática de planejamento, porque sempre pensou nos seus problemas, inicialmente apenas como necessidade de sobrevivência, e depois buscou solucioná-los através de uma ação lógica e coerente. Podemos dizer, então, que o planejamento é uma ação humana, emaranhada de outras ações, uma ação complexa. Da observação desta prática, de sua análise e sistematização e da incorporação de alguns princípios desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultaram a teoria e a prática do planejamento, tais como as encontramos hoje. A incorporação de procedimentos para facilitar a tomada de decisão de forma coletiva, dinâmica e sistematicamente integrada, tem se tornado desafio corrente nos mais distintos níveis de complexidade administrativa na área da saúde.  O propósito deste texto é apresentar reflexões teórico-prática sobre o planejamento participativo como prática educativa na saúde. A metodologia que subsidiou esta reflexão apoia-se na abordagem qualitativa e foi realizada a partir de uma pesquisa documental exploratória realizada nos relatórios das experiências de planejamento participativo realizadas em saúde mediada pela Pesquisa-ação participativa. Modalidade que envolve as pessoas nos processos de planejamento, considerando que planejar é uma forma de pensar e agir de um determinado modo para um determinado fim. E a participação no sentido de tomar parte, ser parte e ter parte, como fundamental em todos os momentos. Entre os resultados significativos percebe-se que o planejamento participativo mediado pela Pesquisa-ação participativa amplia a visão, permitindo que a opinião de cada um e de diferentes grupos seja considerada no processo de tomada de decisões. Como o processo de participação nesta proposta de planejamento acontece a partir do individual, de pequenos e de plenária, isto tem ensinado que para enfrentar a complexidade destas múltiplas situações que emergem o singular e os múltiplos olhares são fundamentais para construção coletiva. Tem sido também percebido com a prática do planejamento participativo uma efetiva colaboração no sentido tanto de formação como de construção de conhecimento, tomada de decisão mais democrática, ações comuns, chegando a ser este tipo de planejamento reconhecido como um processo educativo.

Palavras-chave


PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO;PRÁTICA EDUCATIVA