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RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA VIVENCIANDO O CUIDADO DE SI E O OUTRO ATRAVÉS DO USO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS
Resumo
Caracterização do problema: No mundo do trabalho em saúde, considerando-se a perspectiva da humanização do cuidado e a Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares do SUS, urge desenvolver-se uma dimensão anima, que conceda aos profissionais de saúde direito de refletir sobre o uso dos sentidos e das emoções no cuidado consigo e com outro. Para tanto se propõe a realização de oficinas de sensibilização nas quais se busca redimensionar os sentidos corporais na aquisição e construção do conhecimento para o cuidado, auxiliando o profissional a enfrentar os desafios do mundo do cuidar. Este trabalho é o relato destas oficinas realizadas em um dos encontros da Rede Unida. Descrição da experiência: A oficina “Vivenciando o cuidado de si e o outro através do uso de terapias Integrativas” realizada Encontro Regional Norte, em setembro de 2013, na cidade de Manaus, e com duração de quatro horas, teve como objetivo propiciar aos participantes vivências com as praticas integrativas e complementares no cuidado de si e do outro. Das duas oficinas realizadas participaram cinquenta trabalhadores de saúde. Para tanto foram realizadas vivências de respiração consciente, visualização criativa, relaxamento, massagem e automassagem, e criação de mandalas. Efeitos alcançados: Evidenciou-se, através da observação e dos relatos dos participantes, que a oficina se apresentou como um espaço de reflexão sobre o cuidado de si e do outro e como possibilidade de ativação de mudanças nos cenários de prática da educação e do cuidado no SUS. Estas práticas oportunizam um olhar diferenciado, que transpassa a observação puramente clínica e à prática técnica, contemplando também a intuição e a sensibilidade. Recomendações: Recomenda-se a continuidade das oficinas em praticas integrativas, para que os profissionais se apropriem das técnicas e as incorporem na sua práxis. As oficinas, utilizando as práticas integrativas, despontam como uma valiosa possibilidade de construção de profissionais de saúde mais conscientes, reflexivos, comprometidos consigo, com o próximo e de fortalecimento dos profissionais para a atuação em novos cenários de mudança do sistema de saúde vigente.
Palavras-chave
terapias complementares;educação;