Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CIRURGIÃO-DENTISTA EM VISITAS DOMICILIARES: PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
Davi Oliveira Bizerril, Maria Eneide Leitão de Almeida, Janaína Rocha de Sousa Almeida, Kátia de Góis Holanda Saldanha, Joacy Parente da Silva

Resumo


A visita domiciliar é uma forma de acesso ao usuário às ações e serviços de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF). Tem como objetivo reconhecer o ambiente familiar diagnosticando os nós críticos pertinentes à realidade das famílias. O cirurgião-dentista (CD) da ESF tem como competência realizar visitas domiciliares no propósito de oferecer atenção em saúde bucal às famílias, além de contribuir para a promoção e prevenção. Diversas ações são realizadas no domicílio como, por exemplo, a educação em saúde bucal, a qual o cirurgião deverá participar como componente ativo da equipe Saúde da Família. O trabalho se desenvolveu em domicílios assistidos pela unidade básica de saúde da família (UBASF) José Valdivino de Carvalho no município de Fortaleza-Ceará. Caracteriza-se por ser um relato de caso cujo objetivo é apresentar a importância do cirurgião-dentista nas visitas domiciliares. O trabalho buscou oferecer uma contribuição ao incremento da promoção e prevenção de saúde bucal através da motivação, educação e diagnóstico de doenças bucais em indivíduos incapacitados de comparecimento à UBASF. As visitas domiciliares foram realizadas pela equipe de saúde bucal da UBASF e pelo agente comunitário de saúde (ACS). No decorrer das visitas domiciliares foram realizados procedimentos no âmbito de: Promoção em saúde/saúde bucal como busca de hábitos saudáveis, desestímulo ao alcoolismo e tabagismo; Prevenção em saúde bucal como instrução de higiene oral, distribuição de kits odontológicos e escovação supervisionada; Recuperação em saúde bucal com anamnese, exames clínicos, busca de lesões bucais, aplicações tópicas de flúor, exodontias de restos radiculares e de dentes comprometidos por doença periodontal. Como metas alcançadas podem-se citar: o oferecimento do acesso a procedimentos curativistas aos usuários incapacitados de se dirigirem à UBASF; o incentivo à aproximação profissional-paciente favorecendo o vínculo; a orientação e instrução de pacientes e de seus cuidadores. O CD da ESF é um importante contribuidor para o bem-estar dos pacientes nas visitas domiciliares. Esta estratégia deve ser inserida no cotidiano do CD, para o estabelecimento  de vínculo  entre a equipe de saúde bucal e a comunidade, tendo uma maior humanização da atenção e do cuidado em saúde. Mostra que esta ferramenta proporciona a equidade e um atendimento humanizado a uma parcela da população adscrita distanciada da odontologia tradicional.

Palavras-chave


Visita domiciliar; saúde da família

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Domiciliar - Volume 1. Capítulo 1 - Atenção Domiciliar e o SUS. Brasília – DF. Abril, 2012a.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012b.

MENDES, AO; OLIVEIRA FA. Visitas domiciliares pela equipe de Saúde da Família: reflexões para um olhar ampliado do profissional. Rev Bras Med Fam e Com. Rio de Janeiro, v.2, n.8, jan/mar, 2007.