Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ACREDITAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE QUALIDADE EM SAÚDE PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE
Marcos Antonio Messias de Oliveira Júnior, Diego Borges Chaves Maia

Resumo


Trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo qualitativo a fim de ser produzido um consolidado a partir dos periódicos sobre a temática da Acreditação como uma ferramenta de qualidade em saúde para a promoção da Segurança do Paciente, incluídos no período de 2005 a 2013. Insere-se na área de Gestão em Saúde. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2013, selecionando os artigos sobre a temática do estudo. Logo após, procedeu-se a coleta dos materiais a serem analisados, com intuito de fornecer respostas à questão norteadora, além do enriquecimento da leitura onde foram selecionadas 9 produções com maior grau de relevância, seguindo os critérios estabelecidos na relação inclusão/exclusão. Sendo assim foi estabelecida uma integração das descobertas para melhor compreensão, para isto realizou-se uma leitura detalhada e criteriosa à cerca do conteúdo. Realizaram-se resumos individuais obedecendo à cronologia das publicações. Após a seleção, os artigos foram analisados e tabulados quanto ao autor/ano, título, periódico/classif. qualis e tipo de estudo, bem como ao conteúdo abordado a respeito da Acreditação. Em consonância com os objetivos adotados neste estudo estes artigos serão agrupados conforme as seguintes categorias: Acreditação: aspectos históricos e normas operacionais, e o processo de Acreditação e a Segurança do Paciente. O estudo obteve êxito ao alcançar o objetivo de analisar na literatura estudada aspectos do processo de acreditação como ferramenta de gestão da qualidade em saúde para a segurança do paciente. Deste modo possibilitou identificar, através das análises dos periódicos, diversos aspectos preconizados durante o processo de Acreditação que refletem na promoção da Segurança do Paciente como: reconfiguração da estrutura física da instituição, monitorização dos efeitos adversos, preenchimento detalhado nos registros do paciente, qualificação profissional, controle de infecção hospitalar, formulação de protocolos de atendimento, identificação do paciente, comunicação efetiva, além do estimulo à motivação e interesse de toda a equipe da instituição, inclusive com a participação do paciente, no processo do cuidado. Qualidade em saúde é um sistema complexo de partes e elementos interdependentes, nos quais nenhum é mais importante que o outro para alcançar resultados seguros para os pacientes. Constantemente busca-se pela melhoria da assistência a saúde, com a redução de custos e promoção da Segurança do Paciente. Portanto o futuro será das organizações que possuem algum tipo de certificado que demonstrem quali-quantitativamente o resultado de uma assistência segura e de qualidade. Por conseguinte, como alternativa de enfrentamento do problema, sugere-se que exista uma mudança na cultura de culpa, pelo aprendizado nas instituições, estimulando a adotarem padrões pré-estabelecidos, uso de indicadores de qualidade, além do comprometimento da equipe multiprofissional, haja vista que muitos profissionais são resistentes a mudanças, e precisam estar envolvidos constantemente durante todo o processo de Acreditação e também após a certificação.

Palavras-chave


Acreditação, Qualidade em saúde, Segurança do paciente

Referências


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