Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Ana Paula Azevedo Hemmi, Renata Cristina Ramalho Silva

Resumo


As ações e serviços de saúde estão organizados em redes de atenção regionalizadas e hierarquizadas, de forma a garantir o atendimento integral à população e a evitar a fragmentação das ações em saúde. Mas para que isso aconteça é fundamental a existência de um sistema de informação eficiente, além do envolvimento dos profissionais de saúde para operar este sistema. Sabe-se, pois, que ainda é precário a forma de comunicação entre serviços de saúde, que se utiliza de instrumentos como impressos ou telefone para realizar algum tipo de encaminhamento aos demais níveis de atenção. Considerando esses aspectos, a presente pesquisa objetivou compreender e analisar como os profissionais da Atenção Básica entendem o sistema de referência e contra referência de usuários da rede de saúde do município de Diamantina-Minas Gerais. O cenário deste estudo foi o município de Diamantina, Minas Gerais, que possui 12 unidades de Atenção Primária em Saúde, duas unidades de atenção secundária e dois hospitais responsáveis pela atenção terciária. A escolha deste cenário se deu pela importância do sistema de referência e contra referência para este município que é sede de macro e microrregião de saúde. Até o presente momento, foram entrevistados nove profissionais de saúde, sendo sete enfermeiros e dois médicos. A partir de uma pré-análise das entrevistas realizadas, é possível perceber que os profissionais consideram o sistema de referência e contra-referência como defasado, demorado, não ocorrendo de maneira efetiva. Isso é justificado devido ao envolvimento de outros atores, como a Secretaria Municipal de Saúde que intermedia o encaminhamento dos usuários, além da inadequação do impresso utilizado. Outro ponto apontado, é que somente os médicos são responsáveis pelo encaminhamento, sendo os enfermeiros para casos em que a Unidade Básica de Saúde não pode resolver, como gestantes em risco gestacional, crianças com baixo peso ou prematuras, dores ou usuários portadores de sofrimento mental. É importante destacar que um profissional afirma que a referência a outro nível de atenção ou serviço de saúde acontece quando o usuário não quer ser tratado na Unidade. Espera-se que a partir dos resultados encontrados neste estudo, possamos contribuir com a (re)estruturação do sistema de referência e contra-referência no município de Diamantina, para melhorar o atendimento prestado ao usuário que percorre a rede.

Palavras-chave


atenção à saúde; assistência integral à saúde; comunicação em saúde.

Referências


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