Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE OU CONTINUADA? ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO PERÍODO DE 2008 A 2012 NA AP 2.2 -MRJ
Andrea Augusta Castro

Resumo


Introdução: Na atualidade, urge investimentos na qualificação dos profissionais de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. m consonância com a reorientação do sistema de saúde pela APS. Como está sendo desenvolvida a gestão do trabalho e da educação em saúde no âmbito da AP 2.2? Quais as estratégias e políticas voltadas para a formação e qualificação dos trabalhadores de saúde? Como transformar as práticas dos serviços em consonância com a as necessidades de saúde da população e ao desenvolvimento do SUS? Objetivo: Levantar as estratégias de qualificação visando a qualificação dos profissionais de saúde desenvolvidas nos últimos cinco anos na AP 2.2, visando subsidiar a implantação do Núcleo de Educação permanente na perspectiva integradora dos serviços de saúde, instituições formadoras e controle social. Metodologia Pesquisa aplicada em sua natureza, gerando conhecimentos para a prática; Pesquisa exploratória documental, envolvendo pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas com pessoas chaves que tiveram experiência com o problema, e levantamento de materiais e interrogação direta das pessoas que estiveram na gestão do centro de Estudos da CAP2.2 nos últimos cinco anos ;metodologia qualitativa, visando a compreensão e o sentido dos. O cenário contempla o nível regional da SMS/RJ; as categorias analítico-teóricas eleitas: a) temas; b)categorias de profissionais envolvidos, c)concepção pedagógica. Resultados: A partir de 2008, ocorre a centralização do centro de Estudos das Unidades na CAP, desde então duas gestoras. Os temas eram definidos por demandas epidemiológicas, embora sem planejamento. As modalidades predominantes foram: fóruns, seminários, mostras e cursos, totalizando 2182 profissionais de nível médio e superior. O Centro de Estudos participava apoiando na organização, não ocorrendo envolvimento no planejamento dos mesmos. Não eram realizados registros dos eventos, sendo possível o levantamento por material fotográfico existente   Considerações\;Muito precisamos fazer para construir e estruturar uma proposta de gestão do trabalho e educação em consonância com os princípios da educação permanente, quer seja:” ações estratégicas que visem contribuir para transformar e qualificar as práticas de saúde , a organização dos serviços, os processos formativos e as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde”(2007).Esperamos desta forma, contribuir para a estruturação do Núcleo Regional de Educação Permanente da AP2.2, iniciando pela integração entre as diversas divisões instituições e superando a dicotomia entre os serviços e Instituições formadoras, em consonância com as necessidades da população emanadas pela participação social. .

Palavras-chave


educação permanente

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão e Trabalho e da Educação na Saúde.Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde. Séries Pactos pela Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007