Tamanho da fonte:
OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM ENFOQUE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
Diante das intensas transformações relacionadas à educação, torna-se necessário levar em conta que as práticas que envolvem educação em saúde transformam e são transformadas pelas ações de outras áreas. Os objetos de aprendizagem virtuais podem ser definidos como ferramentas digitais cuja atualização constante, bem como a combinação com outras ferramentas marcam o dinamismo de tais recursos. O nosso trabalho consiste em apresentar um relato de experiência sobre a elaboração de um objeto de aprendizagem virtual, blog, na área de saúde no ano de 2013. Intitulado com o nome: Estratégia de Saúde da Família, o blog educativo teve como objetivo compartilhar informações através de vídeos, charge, textos e discussões sobre a atenção primária a saúde para estudantes e profissionais que atuam Unidade Básica de Saúde Antônio Jander Pereira Machado, em Camocim-CE. Os temas abordados no blog foram: cuidados odontológicos na gestação, a importância do pré-natal, diabetes, dentre outros. Como forma de validar a satisfação dos usuários em relação ao material disponibilizado, foi elaborada uma enquete. O blog mostrou-se bastante satisfatório em relação às expectativas dos usuários. Ao elaborarmos um blog estruturado de forma a proporcionar um conteúdo significativo, atividades e momentos de interação, podemos considera-lo como objeto de aprendizagem.
Palavras-chave
Tecnologia, Aprendizagem e Saúde
Referências
FREITAS, LUAN LABRES et al. A EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA MULTIMÍDIA PARA ENSINO DE ENFERMAGEM: INTEGRANDO SAÚDE. Anais do SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, v. 2, n. 1, 2013.
GARCEZ, Claudia Rosane; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. O USO DO BLOG: UMA INOVAÇÃO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS PARA AUXILIAR NA INTEGRAÇÃO/REINCLUSÃO DO ALUNO-PACIENTE (The use of the Blog: An innovation in the study of science to help in the integration/reinclusion of the student-patient).