Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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COMO TRABALHAR NA PERSPECTIVA DE DIREITOS OS DIVERSOS CONCEITOS DE SAÚDE NO ÂMBITO ESCOLAR?
Clecia Graziely da Silva Bastos, Maria Lidia Ferreira Lima, Eliane da Silva Pinto

Resumo


Este trabalho baseia-se no projeto Rede Escola Cidadã, que é uma ação interinstitucional criada em 2009, tomando força em 2013 com o patrocínio do Instituto C&A. Tem como objetivo divulgar a cultura de paz dentro das escolas, estimular o protagonismo juvenil e aproximar a comunidade do âmbito escolar. Para isso a equipe do projeto realiza Oficinas de Direitos Humanos e ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e Encontros entre Escola e Comunidade. As oficinas são feitas com crianças e adolescentes, tendo a perspectiva de instigá-los através de dinâmicas interativas e rodas de conversas a exercer uma visão crítica acerca de sua realidade, os alunos são apresentados aos seus direitos, como direito à saúde e educação de qualidade, meio ambiente limpo e saudável, direito de se expressar e de ter uma vida digna, para estimular ainda mais o protagonismo juvenil são utilizadas ferramentas de educomunicação. Os Encontros entre Escola e Comunidade, são realizados com o intuito de aproximar ambos, criando vínculos e fazendo com que todos sintam-se pertencentes a rotina da escola, partindo dessa questão é mostrado como deve ser realizado um trabalho articulado em rede. Nesses encontros estão presentes representantes de instituições; profissionais que trabalham nas escolas e comunidade em geral. Os participantes são divididos em grupos e convidados a fazer uma reflexão apontando problemas e qualidades existentes nas escolas, ao final são divididos em três comissões: Higiene e Saúde; Meio Ambiente; Convivência Escolar e Comunitária. Em uma das escolas as comissões se reuniram e decidiram que era necessário fazer um mutirão de limpeza, todos se mobilizaram em prol da realização desse evento, que além de limpar o ambiente físico da escola teve como objetivo tornar o espaço mais agradável. O evento contou com a ajuda de profissionais e acadêmicos de diversas áreas, pois além de limpar a escola, também houve a preocupação de renovar a autoestima dos envolvidos. Visando essa questão optou-se pela inclusão do plantão psicossocial, de oficinas de higiene, de grafite e origami, de alimentação saudável e segurança doméstica, discentes e docentes ainda realizaram apresentações culturais e exposição de fotos. Com isso, podemos observar que o conceito de saúde é muito amplo, não está relacionado apenas ao bem estar físico, mas também a diversas questões, como o bem estar da mente, a um meio ambiente saudável, tanto na questão de limpeza quanto de relacionamento com o próximo.

Palavras-chave


Saúde; Protagonismo Juvenil; Direitos Humanos