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PET-SAÚDE/REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Resumo
Caraterização do problema: Ações estratégicas em políticas públicas de saúde vêm sendo implementadas com a finalidade de transformar os processos formativos, as práticas e a produção de conhecimento em saúde. Neste contexto, os cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis foram contemplados com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Redes de Atenção à Saúde. Esta parceria visa promover ações de integração ensino-serviço-comunidade em duas frentes voltadas à rede de cuidados à pessoa com deficiência: uma com foco na população acometida por Acidente Vascular Encefálico e outra direcionada às pessoas com amputações de membros inferiores. Descrição da experiência: Até o momento realizamos atividades para a organização das ações do projeto e para a interação entre os participantes e a população. Mapeamos as possibilidades de ações específicas para cada um dos subprojetos. Iniciamos o levantamento de temas potenciais para o desenvolvimento de pesquisas e a articulação da parte prática das disciplinas oferecidas pelos cursos com as ações desenvolvidas no projeto. Além disso, articulamos o referenciamento dos pacientes atendidos na Atenção Básica para os Projetos de Extensão desenvolvidos na UDESC. Efeitos alcançados A interação entre os participantes possibilitou a criação de um grupo bastante coeso. Os alunos relataram maior interesse no desenvolvimento das atividades do programa e também das disciplinas curriculares. Os preceptores mostraram-se engajados e dispostos a trabalhar com pesquisa. Foram propostas readequações em disciplinas do curso de Fisioterapia, que estão em fase de planejamento para implementação em 2014. Algumas ações requereram o planejamento em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, uma vez que a atenção de alta complexidade na região metropolitana é gerida pelo estado. Recomendações: Pretendemos promover ações articuladas ao contexto social, combinando ações diagnósticas, educativas e de assistência para a resolução de problemas de saúde destas populações em níveis individual e coletivo. Como perspectiva, poderemos trabalhar o desenvolvimento de intervenções na modelagem de redes com vistas às estratégias curriculares vinculadas ao ensino-pesquisa e extensão, proporcionando aos dois cursos uma formação acadêmica condizente com o panorama atual de desenvolvimento e gestão da saúde pública no país.
Palavras-chave
saúde pública, processos formativos em saúde, práticas em saúde, produção de conhecimento em saúde, Redes de Atenção à Saúde