Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO PERMANENTE COLABORANDO NA MELHORIA DA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO DE JOÃO PESSOA
Tatjana Teresa de Miranda, Izabelle Patrício Melo de Pinho, Michelle Almeida Silva, Ana Caroline Carneiro, Juliana Sampaio

Resumo


O Centro de Atenção Integral á Saúde do Idoso – CAISI de João Pessoa-PB, é campo de estágio curricular recebendo estudantes dos mais diversos cursos com a finalidade de aproximá-los das reais necessidades de saúde dos idosos e promover um aprendizado significativo. Essa inserção dos estudantes no serviço parte da articulação do conjunto de instituições de ensino do município, com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e profissionais da atenção, afim de firmar parceria para constituir um espaço de aprendizagem permanente. Nessa perspectiva o PET-Saúde, eixo Educação Permanente (EP), vem desenvolvendo ações nesse serviço, com sua equipe multiprofissional, partindo da reflexão sobre a realidade do serviço e das necessidades existentes, para produzir coletivamente estratégias que ajudem a fortalecer o envolvimento dos profissionais do CAISI na integração ensino-serviço. Portanto, o objetivo deste projeto é utilizar a Educação Permanente como estratégia para produzir reflexão e problematização no cotidiano do serviço, gerando uma aprendizagem que tenha significados para todos os envolvidos. As atividades desenvolvidas pelas estudantes e preceptorado PET (EP), vêm acontecendo desde agosto de 2012, com inserção nas atividades cotidianas, participações em reuniões de equipe, distribuição de folders, confecção de uma caixa de sugestões e banner que ficam expostos no serviço, e realização de rodas de conversas, visando facilitar de forma horizontal a partilha e o “estranhamento” de saberes, ou seja, causar um desconforto para que a equipe sinta necessidade de mudanças, transformação e crescimento. Como resultado, tem sido possível entre estes atores um processo de reflexão sobre a integração ensino-serviço na construção de uma assistência integral e de qualidade para os usuários, bem como sobre seu papel e corresponsabilização no fortalecimento dessa integração ensino-serviço, visando romper com os modelos tradicionais de formação e aprimorar a relação aluno-profissional. Sendo assim, para que a integração ensino-serviço tenha efetividade, é preciso investir na sensibilização de docentes, alunos, profissionais e gestores, para que identifiquem as necessidades do serviço, promovendo troca de saberes para acolher de maneira integral a pessoa idosa.

Palavras-chave


Integração Ensino-Serviço; Educação Permanente;Saúde do Idoso

Referências


ALBUQUERQUE, V. S. et al. A IntegraçãoEnsino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dosProfissionais da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.l],v. 32, n. 3, p. 356-362, out./dez. 2008.

SAMPAIO, J. et al. Limites e potencialidades dasrodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertãopernambucano. Interface – Comunicação,Saúde, Educação. (no prelo)