Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A CONTRIBUIÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA
Carina Andressa Dick, Vanderléia Pulga

Resumo


Caracterização do problema: Um dos maiores desafios da formação de trabalhadores da saúde é seu vínculo com o SUS e a possibilidade de inserir a base de Estágios de vivência no Sistema Único de Saúde (VER-SUS) nos currículos de graduação. Descrição da experiência: O curso de graduação em Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo tem como perfil de formação do profissional médico que compreenda o sistema de saúde de forma integral, participando ativamente na sua consolidação, comprometido com a produção de conhecimentos a partir da experiência prática e com ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde a partir do entendimento do contexto socioeconômico e cultural da população local. O aluno participa interativamente, integrando ensino serviço e comunidade, promovendo a formação médica humanizada e aliada ao desenvolvimento científico-tecnológico, visando atuar sobre as necessidades reais da comunidade como agente de transformação social. Para isso, a metodologia do curso institui atividades formadoras aliadas às demandas do SUS, através de uma imersão de cinco dias, nos períodos da manhã e tarde, oportunizando um íntimo contato desde a sua primeira semana de curso com esse sistema em suas várias esferas, perpassando desde o funcionamento de unidades básicas, até a gestão da saúde de peculiares. A turma de quarenta e dois estudantes foi dividida em seis grupos de sete alunos, sendo cada grupo acompanhado por um professor da UFFS e recebido na Unidade de Saúde por um preceptor. Foram firmadas parcerias com cinco municípios: Água Santa, Ernestina, Passo Fundo, Pontão e Sertão que se comprometeram em viabilizar a vivência do funcionamento do sistema de atenção à saúde de seus municípios. Efeitos alcançados: Cada um dos municípios possui realidades singulares, como reserva e acampamento indígena, população rural, urbana, assentados da reforma agrária e comunidades quilombola, mostrando as diferentes interfaces de funcionamento do sistema de saúde propiciando aos acadêmicos uma oportunidade única de deparar-se com a imensa diversidade de cenários de práticas para dentro das redes de atenção integral a saúde dos municípios, contribuindo para a formação profissional. Recomendações: Sugere-se que esta experiência seja implementada e sistematizada apresentando as contribuições que as vivências no cotidiano do SUS e das comunidades podem oferecer na formação de profissionais de saúde especialmente de médicos.

Palavras-chave


VER-SUS, SUS, PPC, Medicina