Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS PERCEPÇÕES DE PAIS DENTRO DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA DISCUSSÃO HUMANIZADA
Alisson Salatiek Ferreira de Freitas, Maria Simone da Costa Freitas, Denise Maia Alves da Silva, Viviane Mamede Vasconcelos, Elis Mayre da Costa Silveira Martins, Ingrid Martins Leite Lucio

Resumo


Introdução: Os pais exercem um importante papel no contexto da UTI Neonatal, pois essa interação vem fortalecer o vinculo com o filho, proporcionando uma melhora significativa no estado de saúde da criança, vale ressaltar que a equipe multidisciplinar deve se preparar para tratar não somente com a criança enferma, mas com os familiares da mesma. Essas estratégias são estimuladas pelo ministério da saúde por meio do programa Humaniza SUS. Objetivo: Analisar a literatura nacional e internacional as percepções de pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa fundamentada nas produções científicas publicadas em bases de dados nacionais e internacionais que abordam a percepção dos pais acerca da UTI neonatal. Como descritores: “enfermagem neonatal”, “prematuro” e “pais” nas línguas portuguesa e inglesa, encontrados 486 artigos e utilizados 22. Resultados e discussão: O nascimento de um filho representa para família uma continuidade da mesma, onde este é esperado com muito anseio e amor. Fato incontestável é que a internação é um evento a qual os pais não estavam preparados, e quando se alia ao ambiente na unidade desconhecida e com inúmeros procedimentos fazem com que os anseios e sentimentos fiquem misturados e difíceis de decifrar. A UTI neonatal quando relacionada aos pais se mostra muitas vezes tecnológica o que traz um desafio a mais para os mesmos. O ambiente da UTI’s Neonatais faz com que o vínculo dos pais com os filhos venha a ser “quebrado” motivo esse que se dar por conta da saúde da mãe, da rotina estabelecida pela instituição e os longos tempos de internação sofridos pelos bebês. A figura masculina está cada vez mais inserida no processo de cuidado do filho internado, porém esta realidade ainda não é frequente em algumas instituições, onde os mesmos em alguns momentos são colocados de lado, sendo excluído de certa forma do processo. Considerações finais: Diante de inúmeros sentimentos dos pais no ambiente da UTI neonatal como: impotencialidade, desespero, confusão, desamino; a enfermagem possui papel fundamental, buscando estratégias de minimizar essas emoções. É importante enfatizar ainda que outro ponto a se considerar seria a de fazer com que os pais dos RN’s sintam que as barreiras podem ser sobrepujadas, minimizadas e reduzidas, que este ambiente apesar de novo e para muitos, difícil de compreender, pode ser superado.

Palavras-chave


Enfermagem neonatal; Prematuro; Pais

Referências


CENTA, Maria de Lourdes; MOREIRA, Elaine Cristhine; PINTO, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas. A experiência vivida pelas famílias de crianças hospitalizadas em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis,  v. 13,  n. 3, p. 444-51. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tce/v13n3/a15v13n03.pdf >. Acessado em: 13 de abril de 2013.

FRELLO, A.T; CARRARO, T.E. Enfermagem e a relação com as mães de neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Rev. bras. enferm. Brasília ,  v. 65, n. 3, p. 514-21.  2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672012000300018&ln =en&nrm=iso >. Acessado em: 12 de outubro de 2013.

GAIVA, Maria Aparecida Munhoz; SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan. A participação da família no cuidado ao prematuro em UTI Neonatal. Rev. bras. enferm.,  Brasília,  v. 58,  n. 4, p. 444-8. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n4/a12v58n4.pdf >. Acessado em: 12 de maio de 2013.

JOHNSON, A.N. Engaging fathers in the NICU: taking down the barriers to the baby. J Perinat Neonatal Nurs. v. 22, n. 4, p. 302-6. 2008. Disponível em: < http://ovidsp.tx.ovid.com/sp3.10.0b/ovidweb.cgi?T=JS&PAGE=fulltext&D=ovft&AN=00005237-200810000-00012&NEWS=N&CSC=Y&CHANNEL=PubMed >. Acessado em: 18 de outubro de 2013.

TRONCHIN, Dayse Maria Rizatto; TSUNECHIRO, Maria Alice. A experiência de tornarem-se pais de prematuro: um enfoque etnográfico. Rev. bras. enferm.,  Brasília,  v. 58,  n. 1, p. 49-54. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n1/a09.pdf >. Acessado em: 12 de abril de 2013.

VALIZADEH, L; ZAMANZADEH, V; AKBARBEGLOO, M; SAYADI, L. Importance and Availability of Nursing Support for Mothers in NICU: A Comparison of Opinions of Iranian Mothers and Nurses. Iran J Pediatr. v. 22, n. 2, p. 191-6. 2012. Disponível em: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3446074/pdf/IJPD-22-191.pdf >. Acessado em: 18 de outubro de 2013.