Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REALIZAÇÃO DA TERRITORIALIZAÇÃO POR DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leidy Dayane Paiva de Abreu, Glícia Mesquita Martiniano Mendonça, Raquel Xavier Guimarães, Ingrid Calvalcante Tavares Balreira, Ana Hirley Rodrigues Magalhães, Francisca Alanny Araújo Rocha, Maria Adelane Monteiro da Silva

Resumo


Introdução: A prática da territorialização possibilita a elaboração de diagnósticos territoriais das condições de vida e situação de saúde. Um passo básico para caracterização da população, problemas, necessidades e potencialidades, além da avaliação dos serviços sobre os níveis de saúde de uma população. Objetivo: Verificar a realidade local do território do bairro Centro, Sobral/Ceará. Metodologia: Relato de experiência, realizado em outubro de 2013, pelos internos de enfermagem no Centro de Saúde da Família Centro, que observaram os grupos de educação em saúde, perfil dos usuários, problemas pertinentes à saúde no território, além da visita in loco acompanhada pelos Agentes Comunitários de Saúde. Foi utilizado um roteiro de observação direta, e analisaram-se as condições de vidada comunidade, barreiras geográficas, condições sanitárias da área; estabelecimentos econômicos da população; práticas religiosas e grupos de risco. Resultados: Observou-se que a maioria dos usuários são adultos, idosos do sexo feminino. Existem dois grupos de idosos, um de gestante e dois religiosos. Quanto às doenças, destacam-se as doenças crônicas com a diabetes, hipertensão, além dos diversos tipos de carcinomas e problemas de saúde mental. Verificou-se in loco, que a maioria das casas são de alvenaria, com estabelecimentos, comércios, ruas pavimentadas, saneadas, mas existem alguns terrenos com esgoto exposto e terrenos baldios contendo lixo, com uma grande quantidade animais circulando livremente nas ruas, como no caso de cachorros e gatos. A maioria da população utiliza como meio de transporte o carro, além de transportes coletivos, ônibus e mototáxi. Grandes partes das pessoas trabalham com carteira assinada. Presença da religiosidade forte, duas igrejas católicas e várias igrejas evangélicas, além das rezadeiras e macumbeiras. Observarem-se grupos de risco, em algumas famílias a renda é proveniente da aposentadoria de algum dos membros. Abundância de adolescentes usuários de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, além da presença de garotos de rua, roubo e assalto e dois prostíbulos. Conclusão: A territorialização configura-se como um importante estágio na formação de estudantes da área da saúde. Consiste em uma maior compreensão dos fatores que interferem no processo saúde-doença, ajudando a formar profissionais críticos, conhecedores da realidade local, através da integração do ensino à situação de saúde da população e comunidade.

Palavras-chave


território, saúde, comunidade

Referências


BIBLIOGRAFIA: MENDES,B. et al. Associação de fatores de riscopara doenças cardiovasculares em adolescentes e seus pais. RevistaBrasileira de Saúde Materna Infantil. V.6, supl. 1, Recife, maio, 2006.