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RELATO DE EXPERIÊNCIA: PARTICIPANDO DA CAPACITAÇÃO DE TUTORES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resumo
Introdução: A saúde entendida como um direito garantido pela constituição de um país abarca certamente todos os campos da sociedade. Não mais se pode falar em saúde fundamentada na lógica da história natural das doenças, a qual desconsidera os determinantes sociais da saúde. As consequências disso impactam nos resultados de saúde da população, e uma das causas constitui-se da falta de capacitação dos gestores e dos profissionais que atuam na Atenção Básica para desenvolverem ações de promoção da saúde. Nesse contexto, o Sistema Único de Saúde, tendo como ações dos eixos prioritários a capacitação de seus gestores e técnicos e a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde, se propõe a capacitar os atores envolvidos no Programa Academia da Saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada pelas autoras no processo de seleção e de capacitação de tutores desenvolvidos pelo Ministério da Saúde (MS) por meio de convênio firmado com a Universidade de Brasília e o seu Centro de Educação à distância (CEAD). Relato: A modalidade do ensino à distância foi escolhida, dentre outros motivos, para se alcançar um número maior de profissionais em todas as regiões do país e por oferecer maior flexibilidade de estudo, embora implique em significativa disciplina por parte dos cursistas. O processo ocorreu em duas etapas. Na primeira foi realizada a análise da formação e da experiência profissional em docência e no ensino à distância, e a segunda constitui-se do curso de Formação de Tutores pelo CEAD, via Moodle, e, posteriormente, foi finalizada com a capacitação presencial pelo MS em promoção da saúde e no Programa Academia da Saúde. Todas as discussões propostas estimularam a reflexão e a mudança de paradigmas relacionados ao tema de estudo. Os presentes puderam participar ativamente e levantar questões pertinentes, tais como a necessidade de superar a hegemonia do modelo Biomédico e preventivista de atenção à saúde na formação e nas práticas profissionais. As principais funções dos tutores serão sensibilizar os futuros alunos (gestores e trabalhadores do SUS) quanto a essência da proposta do curso e facilitar o processo de formação destes em Promoção da Saúde. O MS pretende com isso criar nos envolvidos pela implantação dos polos Academia da Saúde uma visão crítica, transformando-os em um instrumento de produção social da saúde e não mais um espaço para se praticar ações prescritivas e impositivas para o alcance da qualidade de vida.
Palavras-chave
Capacitação de tutores; Promoção da Saúde; Academia da Saúde