Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM NÍVEL LOCAL
Samarah Sbruzzi Teixeira, Manuela Alves Freire, Joana D'Arc Dantas de Oliveira

Resumo


Neste trabalho, qualificamos uma ação preconizada pelo Programa Saúde na Escola – PSE: avaliação nutricional pela antropometria. Os dados de peso e altura dos escolares foram classificados e consolidados com o objetivo de construir estratégias que promovam hábitos e condutas saudáveis e previnam agravos decorrentes de desvios nutricionais. Para isso, a comunidade escolar e a equipe de saúde local foram convidados a construir um plano de ação coletivo articulados aos equipamentos locais. As técnicas de construções coletivas de conhecimento e de planejamento foram eficientes para dar uma dimensão humana ao planejamento e uma visão da situação local. Assim, inicialmente os atos de pesar e medir foram desdobrados em conceitos relacionados à vigilância nutricional, a hábitos saudáveis como boa alimentação e atividade física. Com este olhar foi construído o mapa que evidencia o cotidiano do território da escola, e busca abordagens a crianças classificadas pelo estado nutricional em torno da alimentação, atividade física e assistência á saúde. As parcerias possíveis entre os equipamentos locais são evidenciadas.

Palavras-chave


Antropometria; Planejamento de ações; Escolares; Promoção da saúde; Estado Nutricional; Transição Nutricional

Referências


BARROS, Denise Cavalcante de (coord.). SISVAN: instrumento para o combate aos distúrbios nutricionais em serviços de saúde: a antropometria. 2ª edição. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2010.

MONTEIRO CA, CONDE WL. Tendência secular da desnutrição e da obesidade na infância na cidade de São Paulo (1974-1996). Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil, 2000.

BATISTA FILHO, M. & RISSIN, A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 19(Sup. 1): S181-S191, 2003.

SANTOS, A. A.; PEKELMAN, R. A escola, o território e o lugar – a promoção de espaços de saúde. Revista OKARA: Geografia em debate. Volume 2, número1, p. 1-127. João Pessoa, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caderneta de Saúde da Criança – Menina. 8ª edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caderneta de Saúde da Criança – Menino. 8ª edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ministério da Saúde. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro, 2010. Páginas 29 – 30.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento deAtenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e nutricional – SISVAN na assistência à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.