Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECENDO O USO DE DROGAS COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MACAÉ-RJ
Eliane Rodrigues dos Santos de Paula, Ândrea Cardoso de Souza

Resumo


Introdução: Nos dias atuais, conferimos através da mídia uma realidade assustadora: o aumento da violência, tendo a sua origem ligada ao uso indiscriminado de substâncias psicoativas. Justificativa / Relevância: Conhecermos a situação de consumo de substâncias psicoativas por parte dos adolescentes e jovens da cidade de grande importância econômica para o nosso país, Macaé. Ações de promoção à saúde e prevenção ao uso de drogas se fazem necessárias, assim como produzir políticas públicas para resposta à demanda local. A maneira de enfrentamento quanto aos problemas causados pelo uso abusivo de substâncias psicoativas, muitas vezes não passa pela cessação do uso, mas sim pela “Redução de Danos como política de prevenção e assistência dos problemas relacionados ao uso de drogas psicoativas” (CRUZ, SÁAD e FERREIRA, 2003), e esta estratégia nos remete a uma discussão, e se faz necessário um consenso por parte de todos os atores envolvidos na questão, aspectos diversos devem ser observados tais como, fatores culturais, sociais, econômicos, políticos, de caráter moral e ético. Objetivos: 1) Conhecer as estratégias utilizadas pelos professores para abordar a questão do uso de drogas com os alunos do ensino fundamental do município de Macaé, ter conhecimento mais detalhado sobre essa população e sobre as estratégias de redução de danos implementados pelos professores no sentido de viabilizar um cuidado integral a estas crianças no âmbito escolar; 2) Identificar as circunstâncias do uso, seus desdobramentos e consequências no processo ensino-aprendizagem destes alunos; 3) Conhecer quais as drogas mais utilizadas entre os estudantes do ensino fundamental do município de Macaé, tendo como base os relatos dos professores. Metodologia: Realizaremos uma pesquisa descritiva/exploratória de abordagem qualitativa (MINAYO, 2010), a análise de dados será feita a partir da análise temática (BARDIN, 2011). Resultados esperados: Esperamos que esta pesquisa identifique as estratégias usadas pelos os professores diante dos alunos que fazem do uso de substâncias psicoativas nas instituições de ensino fundamental do município de Macaé, contribuindo assim com o Poder Público na oferta de dados e informações precisas para a elaboração de Políticas Públicas condizentes com uma atenção integral e de qualidade.

Palavras-chave


Adolescentes; drogas, ensino fundamental.

Referências


  1. CRUZ, MS; SÁAD, AC; FERREIRA, SMB. Posicionamento do Instituto de Psiquiatria da UFRJ sobre as estratégias de redução de danos na abordagem dos problemas relacionados ao uso indevido de álcool e outras drogas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria 52(5):355-362, 2003.
  2. MINAYO MCS. O desafio do conhecimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2010.
  3. BARDIN, L. Ánálise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.