Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O OLHAR EM SAÚDE NA PERSPETIVA DA RAÇA: O MOVIMENTO DE COMBATE AO RACISMO NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS TRABALHADORES DO SUS
Luís Antônio Batista Tonaco, Camila de Araújo Dornelas, Barbara de Sá Menezes Teixeira, Gabriela Maciel dos Reis

Resumo


Desde sua criação o Sistema Único de Saúde (SUS) vem consolidando e desenvolvendo estratégias para efetivação das ações e planejamento em saúde, instituído em 1988, assegura a saúde como direito de todos e dever do Estado. Um dos princípios do SUS é a Participação Popular, sendo este fundamental, pois, o SUS nasceu a partir da luta do movimento sanitarista. O princípio supracitado  configura-se em ações que visam incluir o povo nas deliberações e no controle das políticas de saúde. Nesse contexto destaca-se o Movimento Negro que esteve presente nas lutas da reforma sanitária e hoje também protagoniza a luta pelo fortalecimento do SUS, reivindicando e qualificando o debate em prol da saúde do povo negro. Dados do Ministério da Saúde apontam que a população negra - inserida nas classes menos favorecidas e em realidade de desigualdade - apresentam altas taxas de mortalidade materna e precocidade de óbitos. Além disso, em decorrência do racismo, evidência-se discriminação por parte de alguns serviços de atenção a Saúde. Diante desse cenário, percebe-se a urgência em formar trabalhadores com compromisso ético-político nos processos de transformação social. Neste trabalho, os/as autores/as  pretendem  fazer uma reflexão acerca da  experiência do projeto de Vivência e o Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS)  Minas Gerais, que contou com a participação de diversos atores e atrizes dos movimentos sociais e populares na sua construção, dentre eles o coletivo nacional de juventude negra (Enegrecer). Os/as autores/as fazem também revisão de literatura contribuindo para contextualização e conceituação do tema proposto. O VER-SUS é uma importante ferramenta de educação em saúde que viabiliza o/a estudante, conheça o funcionamento da saúde publica brasileira e correlacione ela com a realidade social, política e econômica do País. Para o fortalecimento do SUS e construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural é preciso superar os valores mercantis e racistas.   A contribuição do movimento de combate ao racismo na formação dos/as estudantes envolvidos/as no projeto VER-SUS é uma importante ferramenta na construção dos saberes e práticas, atentos as realidades sociais e desafios referentes ao combate ao racismo e desigualdades sociais. A experiência nesse projeto evidencia a eficácia dos espaços que contemplem o olhar sobre raça na saúde.

Palavras-chave


SUS, racismo, participação social

Referências


Brasil. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988.

Brasil. Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. [online]. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, com alterações. Diário Oficial da União 1990 Set 20 [acessada 2013 Ago 14]. Disponível:http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1990/8080.htm

Brasil. Ministério da Saúde. HumanizaSUS [online]. 2003 [acessado 2010 Mar 25]. Disponível: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1342.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD (2005) Relatório de Desenvolvimento Humano - Brasil 2005: Racismo, Pobreza e Violência, Brasília: PNUD Brasil.

Santos, G., M. Silva (eds.) (2005) Racismo no Brasil: Percepções da Discriminação e do Preconceito Racial no Século XXI, São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

United Nations Development Programme – UNDP (2005) Human Development Report 2005: International Cooperation at a Crossroads – Aid, Trade and Security in an Unequal World, New York: UNDP.