Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROPORÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES (SUS) POR AFECÇÕES ORIGINADAS NO PERÍODO PERINATAL SEGUNDO DISTRITOS SANITÁRIOS DO MUNICÍPIO DE SALVADOR NO PERÍODO DE 2008-2012
Laise Figueiredo Franco

Resumo


Introdução: Analisando a proporção de internações hospitalares originadas no período perinatal é possível medir a participação de cada grupo de causas no total de internações, bem como avaliar suas variações geográficas e temporais. Refletindo a demanda hospitalar esse indicador permite a identificação de situações de desequilibro que possam exigir atenção especial, subsidiando ações de planejamento e gestão voltadas à redução da mortalidade infantil. Objetivo: Identificar a proporção de internações hospitalares realizadas no SUS devido a afecções originadas no período perinatal nos Distritos Sanitários em Salvador – BA, no período de 2008 a 2012. Metodologia: Foram coletados através da ferramenta Tabnet-Salvador os números de internações hospitalares (SUS) por afecções originadas no período perinatal (CID 10 cap. XVI), nos distritos sanitários do município de Salvador. Apenas estavam disponíveis dados para os Distritos de Barra/Rio Vermelho, Brotas, Cabula/Beirú, Cajazeiras, Centro Histórico, Liberdade e Subúrbio Ferroviário, partir dos quais foi realizado o cálculo das proporções de internamento como preconizado pelo RIPSA (2013). Foram selecionados os 5 principais grupos de causas para cada distrito, a partir dos quais foram elaborados gráficos de pizza para cada distrito para exibir em um mapa de Salvador a distribuição geográfica das proporções de internamento por grupos de causas originadas no período perinatal. Resultados: Dentre os internamentos por causas originadas no período perinatal, os transtornos relacionados com gestação de curta duração e baixo peso ao nascer representaram a principal causa de internação em 3 distritos sanitários (Cajazeiras, Brotas e Cabula/Beiru) com proporções de internamento variando entre 31,22% e 54,35%, já no distrito Barra/Rio Vermelho representaram apenas a 7ª causa de internamentos. O desconforto respiratório no recém-nascido foi responsável por 32,3% dos internamentos no Centro Histórico e apenas 1,49% no distrito Barra/RioVermelho. O grupo de causas “outras infecções especificas do período perinatal”, 4ª causa de internação em Salvador, sendo a principal no distrito Subúrbio Ferroviário com 39,72% das internações. Conclusão: Foram observadas grandes discrepâncias entre os distritos nas proporções de internamento para as principais causas, o que pode refletir diferenças entre esses distritos quanto ao preparo dos serviços de saúde para prevenir e/ou tratar determinadas afecções a nível ambulatorial.

Palavras-chave


Atenção perinatal; Internação hospitalar.

Referências


Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações / Rede Interagencial de Informação para a Saúde - Ripsa. – 2. ed. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2008. 349 p.: il.

 

Tabnet – Salvador: Secretaria Municipal de Saúde. Salvador (Ba): Tabnet 2004 – 2013 [citado em 2013 Out 28]. Disponível em: http://www.tabnet.saude.salvador.ba.gov.br/.