Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRUPO DE APOIO A ADOLESCENTES EM UM CAPS AD: RELATO DE EXPERIENCIA DO PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Lucas Nunes de Castro, Maria de Lourdes Custódio Duarte, Scheila Oliveira, Lais Rodrigues Monteiro

Resumo


Introdução: Nos tempos atuais, o uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas cresce gradualmente no cenário brasileiro e no mundo, alcançando jovens das mais diversas classes sociais. Por ter se tornado um problema de saúde pública, o uso de drogas na adolescência requer atenção e um cuidado maior aos adolescentes, pois na transição entre a infância e a fase adulta ocorre a etapa complexa do processo de evolução e desenvolvimento biopsicossocial, precisando compreender suas diferentes questões e transformações, considerando, inclusive, a reflexão deste sobre si mesmo e sobre o mundo. Objetivo: Relatar a repercussão do grupo com adolescentes usuários de drogas no desenvolvimento de suas reflexões e auxílio em suas ações a partir da experiência de ser bolsista PET Atenção Psicossocial em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e drogas III (CAPS AD III). Metodologia: A atividade foi realizada em um CAPS AD III, no município de Uruguaiana-RS no mês de novembro de 2013, contando com a participação de três usuários adolescentes, sendo desenvolvida/coordenada com a participação de um acadêmico de fisioterapia junto a três funcionárias do serviço. A atividade aconteceu em forma de diálogo, onde os usuários expunham suas realidades para o grupo, e assim, tentávamos aconselhar oferecendo um retorno positivo para que se sentissem acolhidos e aderissem ao tratamento de cessar o uso de drogas. Resultados e discussão: Ao analisar as informações obtidas, surgiram aspectos da própria visão dos adolescentes, indicadores das razões, que os levaram ao início do consumo de substâncias psicoativas, dentre elas o relacionamento interpessoal. Sendo um dos principais responsáveis, a família e os amigos, isso porque pessoas mais próximas tendem a servir como exemplo de comportamento, e às vezes até exercem uma pressão social que influenciam os adolescentes. Outro aspecto analisado é o trabalho, nele os adolescentes constatam a utilização do dinheiro recebido como forma de independência financeira em relação aos pais, facilitando a compra de entorpecentes, e assim, consequentemente, a remuneração adquirida passa a possibilitar o desenvolvimento de autonomia aos mesmos. Conclusão: Pôde-se observar que os adolescentes tiveram uma abertura gradual, onde aos poucos foram apresentando confiança e desinibindo-se para relatar seus pensamentos e conflitos diários, possibilitando assim, a facilidade dos mediadores em auxiliar nos temas propostos.

Palavras-chave


Saúde Mental; Grupos de Autoajuda; Dependência (Psicologia)

Referências


FREITAS, L.   Adolescência, Família e Drogas – A função paterna e a questão de limites, Rio de Janeiro, Mauad, 2002.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Adolescência e juventude. In: Ministério da Saúde (BR). Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília, 2005. p. 7-8.

PRATTA, Elisângela Maria Machado; SANTOS, Manoel Antônio dos. Levantamento dos motivos e dos responsáveis pelo primeiro contato de adolescentes do ensino médio com substâncias psicoativas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.),  Ribeirão Preto ,  v. 2, n. 2, ago.  2006 .

Valença CN, Germano RM. Percepção da auto-imagem e satisfação corporal em adolescentes: perspectiva do cuidado integral na enfermagem.Rev. RENE. 2009; 10(4): 173-80.