Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CUIDADO EM SAÚDE DO TRABALHADOR: A NARRATIVA COMO FERRAMENTA
Tatiane Zerbini de Lima, Helenice Yemi Nakamura

Resumo


O trabalho é ato que modifica e cria algo, possibilita suprir necessidades, objetivos e integração na sociedade. A Saúde do Trabalhador compreende o trabalho como determinante do processo saúde doença e garantia da integralidade na atenção. Ao ser estimulado a refletir sobre o Itinerário percorrido, o trabalhador poderá reorganizar suas experiências de modo a apresentar narrativas. Os objetivos foram compreender o processo saúde-doença-cuidado de uma trabalhadora, conhecer as ações de cuidado por sua narrativa e relacionar sua vivência com a rede de serviços de saúde utilizados. Foi selecionada uma trabalhadora com diagnóstico de doença relacionada ao trabalho e realizadas entrevistas com questões norteadoras. As questões tratadas foram referentes ao trabalho, adoecimento, histórico de vida, histórico profissional e informações sobre os serviços de saúde procurados, os profissionais que a atenderam e como ela percebeu o cuidado prestado. Os encontros foram gravados em vídeo, as falas transcritas e após a leitura do material, organizadas em narrativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e segue os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos. Maria (nome fictício), 58 anos, na época da entrevista, nasceu e viveu até os 6 anos de idade no interior de Minas Gerais, trabalhando juntamente com os pais em uma olaria. Aos 15 anos mudou-se para o interior de São Paulo e foi trabalhar em casa de da família. Casou-se ainda jovem e teve dois filhos. Retornou ao trabalho após o adoecimento do marido trabalhando como diarista e babá. Ao entrar para o serviço público trabalhou na limpeza de uma creche e começou a sentir dores ao realizar qualquer movimento. Seu trabalho era varrer, passar pano, limpar de maneira repetitiva, constante o que demandava esforço físico. As dores a irritavam e identificou também um estado depressivo. Maria começou se automedicando, passando por atendimento médico em um convênio, com vários profissionais e pouca resolutividade. Com a perda do convênio procurou o Centro de Saúde próximo de sua casa e no SUS tratou-se na unidade e em um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Foi diagnosticada com LER/Dort e depressão. Conclui-se que o trabalho é importante qualificador na constituição do sujeito e determinante de saúde, um cuidado articulado entre serviços e profissionais deve considerar uma série de fatores. É necessário que os conceitos de saúde e doença sejam concebidos no momento da escuta de cada paciente.

Palavras-chave


narrativa; estudo de caso; saúde do trabalhador; fonoaudiologia

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001a.

BRASIL. Ministério do Estado da Saúde. Portaria n. 1.823.Diário Oficial da União. Brasília, 2012a.

GHISLENI, A.P.; MERLO, A.R.C. Trabalhador Contemporâneo e Patologias por Hipersolicitação. Psicologia: Reflexão e Crítica (Porto Alegre), v.18, n.2, mai./ago. 2005.

SILVA D.G.V.; TRENTINI M. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem; v. 10, n. 3 p.423-32; mai./jun. 2002.