Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INCLUSÃO DE GRADUANDOS NO CONTEXTO POLÍTICO-SOCIAL DA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DO VERSUS EM PERNAMBUCO
Augusto Fernando Santos de Lima, Laila Talita da Conceição Costa, Liliane Kelly Teodósio Santos da Silva, Amanda Araújo das Mercês, Priscila Tamar Alves Nogueira, Jonatan Willian Sobral Barros da Silva, Andreza Dias da Silva Nascimento, Josemar Ramos Nunes Junior

Resumo


O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VERSUS é desenvolvido em todo o país, com o objetivo de suprir uma necessidade antiga, a não formação acadêmica dos profissionais de saúde direcionada ao SUS. Esta realidade se torna mais visível tanto com a rápida mudança nas grades curriculares, para início dessa inclusão, quanto a atual tendência nacional de privatizações e mercantilização da saúde. Além de apresentar o verdadeiro SUS aos participantes do projeto, a comissão estadual do VERSUS em Pernambuco se preocupa em tornar esses acadêmicos futuros militantes do sistema que rege a saúde nacional. Para isso, é utilizado o espaço de 10 dias para trabalhar com eixos temáticos diários, que apresente a saúde em seu conceito ampliado tornando o processo ainda mais globalizado. Considerar a sociedade, entendendo a lógica de seu funcionamento capitalista, um mecanismo para se inserir saúde é um desafio complexo, mas não impossível e, é nesta dinâmica que a comissão Pernambucana trabalha. A prática da educação permanente com alunos de graduação revela um potente mecanismo de atualização e qualificação de futuros profissionais, sejam da área de saúde ou não. O VERSUS sendo um projeto de educação permanente, oferta aos graduandos conhecimento acerca da saúde social que é trabalhada no Brasil, aliada ao contexto político que se insere, contemplando o “status quo” e como dialoga com a saúde. O processo de construção é longo e afanoso, que compreende desde a construção e submissão do projeto até o início das vivências. A experiência que se acumula neste processo é inumerável. As ações de construção elencam-se, entre outros, seleção e formação de facilitadores, incluindo-os no processo de criação, pois construindo e sendo atores se adquire o conhecimento necessário para essas atividades, articulações com a gestão municipal em saúde dos municípios, organização de alojamento, orçamentos de transporte e alimentação, seleção dos viventes, construção do processo metodológico e roteiro de vivências, além de manter a organicidade durante a execução do VERSUS. Acreditar no potencial desses graduandos, a partir do VERSUS, é o ponto norteador para construção do processo. Trazer a realidade do sistema único de saúde é muito importante na formação do conhecimento dos graduandos, já que na academia não possuem, no contexto sócio-político, uma formação direcionada à atuação no SUS, o que é de extrema importância para os resultados práticos do sistema.

Palavras-chave


VERSUS; Vivências; SUS;

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997b.

BRASIL. Portaria 198 de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de EducaçãoPermanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e odesenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. IN: BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamentode Gestão da Educação na Saúde. Política de Educação e Desenvolvimentopara o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: pólos de educação permanenteem saúde. Brasília: Ministério da Saúde, abril de 2004c.

SANTOS, Rogério Carvalho. Um Ator Social em Formação: da militância à descrição eanálise do processo de formação médica no Brasil. Dissertação de Mestrado. UniversidadeEstadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas, 1998.