Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DE HUMANIZAÇÃO, CUIDANDO DO CUIDADOR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE BOTUCATU/SP
Thaí­s Renata de Jesus Espernega Santos, Maria Cristina Heinzle da Silva Machado, Claudete Antoniolli Donini

Resumo


As experiências emocionais ligadas ao exercício profissional, compartilhadas em um ambiente afetivo e acolhedor, permitem a motivação e reasseguramento da identidade profissional através da detecção e enfrentamento de conflitos. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu/SP, vem realizando oficinas de humanização, objetivando resgatar o verdadeiro sentido da prática de se trabalhar numa organização de saúde, fortalecendo os projetos de humanização e desenvolvendo ações de cuidado específicas ao cuidador, tanto no que se refere à saúde física, psíquica e/ou emocional. Conscientizando os trabalhadores da importância do comprometimento com o outro e formação de vínculos, contribui para a melhoria da qualidade de vida, autoestima e convivência social. Dentro dos objetivos propostos e considerando que nenhuma técnica, por mais sofisticada que seja, consegue substituir o cuidado, a cordialidade e o carinho nas relações humanas, foram projetadas várias oficinas no sentido de promover mudanças favoráveis no campo pessoal e profissional dos trabalhadores que atuam na Secretaria Municipal de Saúde. Com preocupação de proporcionar cuidado diferenciado ao cuidador a meta é valorizar os seres humanos e profissionais, que dedicam sua vida em favor da vida dos outros. Para tanto, são promovidas oficinas, com enfoque democrático-participativo, em que os colaboradores são estimulados através de palestras de motivação, teatros, dinâmicas de grupos, entre outros, a falar de seus conflitos, dificuldades e limitações, compartilhando, também, as alegrias e conquistas. A troca de experiências positivas ou não e o exercício de olhar para o outro além das aparências têm provocado um grau maior de cooperação e integração nas equipes de trabalho. Essa experiência que já acontece há 6 anos tem sido avaliada por meio de depoimentos dos participantes, realizados ao final de cada oficina. Vale ressaltar que o “cuidar do cuidador” é uma proposta da política de humanização, visto que, não se restringe apenas às ações desenvolvidas em favor do trabalhador da saúde num determinado dia, mas trabalha-se para que se torne uma prática constante e diária, instituindo uma cultura organizacional humanizada, em busca de um elevado grau de satisfação dos funcionários, refletindo diretamente na melhoria do atendimento ao usuário do serviço de saúde.

Palavras-chave


humanização, cuidador, saúde