Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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COTIDIANO DO SUS ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Eric Santos Almeida, Rebeca Silva dos Santos, Rodrigo Santos Barros, Valdenice Silva Rocha Vieira, Patrícia Souza Viana, Rita Cristina Pithon Costa, Muryllo Oliveira Reis

Resumo


A formação em saúde continua sendo área crítica no contexto da reorientação da produção do cuidado no setor saúde, permanecendo alheia à organização da gestão setorial e ao debate crítico sobre os sistemas de estruturação da atenção. Aprofunda-se a necessidade de desenvolver perfis profissionais que atuem como protagonistas das mudanças necessárias nos modelos de atenção e gestão em saúde, e que fortaleçam o sistema de saúde brasileiro. A educação permanente em saúde surge com a proposta de ação estratégica capaz de transformação os processos formativos, as práticas pedagógicas e de saúde e reorganização os serviços, empreendendo um trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas várias esferas de gestão, e as instituições formadoras. O relato descreve a inserção de estudantes de graduações em saúde, no contexto das práticas e ações da Educação Permanente em Saúde, que ocorreu durante o período de março de 2012 a março de 2013, no Hospital Geral do município de Vitória da Conquista, Bahia. Partindo da iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que por meio da Escola Estadual de Saúde Pública, desenvolve o programa de estágios não obrigatórios: “O Cotidiano do SUS enquanto princípio educativo”. Durante a experiência, os estudantes foram inseridos na equipe do Núcleo de Educação Permanente e puderam conhecer e se apropriar da discussão conceitual acerca da Educação Permanente em Saúde, vivenciar o cotidiano das ações, além de participar e promover diversos momentos e espaços de discussão com os profissionais, na busca por propiciar a reflexão acerca de suas práticas. A inserção dos estudantes proposta pela iniciativa se estabelece como ferramenta de reorientação da formação em saúde, pois aproxima e integra os serviços da Rede ao processo de formação, oportunizando os discentes, estimulando a reflexão crítica e promovendo a vivência interdisciplinar e o contato precoce com os cenários de prática da rede de serviços do SUS. A integração ensino-serviço promove a reflexão e discussão dos processos de formação em saúde, além de impulsionar mudanças curriculares necessárias, visando o adequamento do perfil profissional com as reais necessidades e demandas do SUS. Entretanto experiência como esta, tem sido oportunizada a poucos estudantes, fazendo-se necessário, promover outros espaços de aproximação ensino-serviço e estimular à reflexão crítica dos sujeitos, permitindo o desenvolvimento do comprometimento ético, político e social.

Palavras-chave


educação permanente em saúde; formação e prática em saúde; integração ensino-serviço;

Referências


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