Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PRÓ/PET-SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE FARMÁCIA
Evellin Barbosa Bonifacio, Ranieri Carvalho Camuzi, Alexandre Petraglia Sena, João Antônio Longo Neto

Resumo


O Pró/Pet Saúde acontece em Niterói - RJ como resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2012, inserindo professores e estudantes no SUS, para aliar o conhecimento acadêmico à experiência dos profissionais da rede de saúde, em uma estratégia que busca articular e consolidar as redes de atenção em saúde para melhorar os resultados da assistência e ainda influenciar a formação profissional na construção da interdisciplinaridade. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma estudante de farmácia nesse contexto. Dentre os grupos constituídos por rede de atenção, a autora deste integrou um grupo multiprofissional que trabalha a rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), na condição de monitora do Pró/Pet, supervisionada diretamente no campo de prática por um preceptor (profissional da rede) em cada ambiente frequentado e na proposta pedagógica e na pesquisa por um tutor (docente do Curso de Farmácia). Assim, tem atuado nessa rede, desde a atenção primária, no Programa Médico de Família, até a maior complexidade, em um hospital municipal. A partir dessa vivência no SUS, onde atuou em campo, interagindo com agentes de saúde e outros profissionais, usuários da rede e estudantes e professores de diversas áreas (educação física, enfermagem, farmácia, medicina, odontologia, psicologia entre outras), realizaram-se visitas domiciliares, entrevistas e outras atividades. Simultaneamente, atua como agente de pesquisa na proposta para diagnóstico da rede pelo olhar do usuário, através do método sombra, registrando e mapeando informações acerca das facilidades e dificuldades que o usuário encontra para acesso e ao necessitar transitar pela mesma. Essa vivência é compartilhada com o grupo DCNT através de um fórum num ambiente virtual e em reuniões presenciais de todo o grupo, além de serem registradas num caderno de campo do monitor. Aliar o conhecimento acadêmico com a experiência profissional do SUS é uma oportunidade singular de unir trabalho e educação no sentido de proporcionar melhor formação profissional, alinhada à real necessidade da sociedade brasileira visando melhores resultados em saúde.

Palavras-chave


ensino; Assistência à Saúde; Sistemas de Saúde

Referências


ABRAHÃO, A. et al. Care networks coordinating teaching and service in health: a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 12, p. 3, 2013. ISSN 1676-4285. Disponível em: < http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4549%2A >.

 ABRAHÃO, A. L. et al. A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, p. 435-440, 2011. ISSN 0100-5502. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300019&nrm=iso >.

 ABRAHÃO, A. L. et al. Health education policy: evaluative study of Pró-Saúde and PET-Saúde. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 12, p. 3, 2013. ISSN 1676-4285. Disponível em: < http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4550 >.