Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O MOVIMENTO PELA SAÚDE DOS POVOS E A FORMAÇÃO DE REDES DE ATIVISTAS EM SAÚDE: RELATO SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO “THE STRUGGLE FOR HEALTH – EUROPE”
Mariana da Rosa Martins, Camila Giugliani

Resumo


Caracterização do problema - O presente trabalho aborda a formação de redes de ativistas em saúde tendo o Movimento pela Saúde dos Povos (MSP) como um elemento promotor de conexão entre ativistas de todo mundo e fortalecimento da luta pelo acesso aos cuidados em saúde como um direito universal. O enfoque do relato está nos cursos para formação de ativistas, promovidos pela Universidade Internacional pela Saúde dos Povos - um dos projetos do MSP - como ferramenta para a construção e para o fortalecimento de redes de ativistas em saúde. Descrição da experiência - O Movimento pela Saúde dos Povos (MSP) ou People’s Health Movement (PHM) “é uma rede global que reúne ativistas de saúde, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas de todo o mundo” (PHM, [200-?]). O MSP tem como um de seus projetos a Universidade Internacional pela Saúde dos Povos (IPHU, do original em inglês International People's Health University) a qual promove cursos nas modalidades presenciais e a distância. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de participação no curso presencial The Struggle for Health – Europe, realizado na cidade de Thessaloniki, Grécia, e discutir sobre as potencialiadades dos cursos da IPHU como instrumento de consolidação de redes de ativistas com atuação em todo o mundo. Efeitos alcançados - O curso abordou importantes elementos teóricos sobre ativismo, economia política, sistemas de saúde, migração, determinantes sociais, entre outros assuntos. Além da parte teórica, muito importante para uma atuação mais efetiva, outros objetivos foram atingidos: as atividades realizadas implicaram sentimentos de pertença  e de responsabilidade e solidariedade entre os participantes e no entendimento de que a conexão entre as diversas lutas realizadas em âmbitos locais é importante para o avanço de políticas que visem garantir sistemas de saúde universais. Recomendações – A conexão entre o local e o global é um princípio fundamental do ativismo (LEGGE, 2013). Dessa forma, entende-se que estratégias que permitam a troca de aprendizados e experiências e que incentivem a solidariedade e a criação de redes de ativistas são importantes para o avanço das lutas sendo motores de transformações sociais.

Palavras-chave


ativismo em saúde; participação social; saúde global

Referências


LEGGE, David. People’s Health Activism. PHM, 2013. Disponível em: <http://www.iphu.org/sites/www.iphu.org/files/Legge(2013)People'sHealthActivism(Ch13).pdf >. Acesso em: 15 dez 2013.

 

PHM. About PHM. Disponível em: <http://www.phmovement.org/en/about> Acesso em: 15 dez 2013.