Tamanho da fonte:
ABORDAGEM DIALÓGICA JUNTO A ADOLESCENTES SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS UTILIZANDO OS CIRCULOS DE CULTURA DE PAULO FREIRE
Resumo
Caracterização do problema: A educação associada à comunicação instiga os indivíduos a pensar, a desenvolver o senso crítico por meio de atividades em que os possibilite se expressarem e buscar conhecimentos. Então, a estratégia da web rádio adequar-se no trabalho com os adolescentes dentro da escola. A web rádio AJIR procura sediar orientações em saúde relacionadas a temas que abordem as necessidades dos adolescentes, sabendo que os mesmos são vulneráveis a agravos, riscos e tem grande capacidade de mudança. Objetivo: Relatar a experiência do uso da tecnologia web rádio associado ao círculo de cultura de Paulo Freire na educação em saúde com adolescentes sobre métodos contraceptivos. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência das ações de educação em saúde realizadas em uma escola pública do município de Sobral/CE, com adolescentes do 6º e do 7º ano, sobre métodos contraceptivos, a partir do uso da tecnologia web rádio AJIR. A coleta dos dados foi através da observação participante e do diário de campo. As práticas educativas foram pautadas nas etapas do método Paulo Freire. Iniciamos os momentos com o círculo de cultura, de acordo com as fases que compõem os aspectos teóricos do método. Em seguida, há a transmissão da web rádio e ao final avaliação do momento. Efeitos alcançados: Na discussão, percebeu-se que os sujeitos desconheciam a definição e o termo métodos contraceptivos, citando a camisinha masculina como uma forma de generalizar todos os métodos. Todavia, os mesmos sabiam que tais métodos evitavam gravidez e HIV/Aids. Estavam mais curiosos em saber como é usado cada método e em tocar no material. Recomendações: A realização das atividades junto aos adolescentes escolares levou a refletir que a vida sexual desses sujeitos precisa ser melhor abordada, uma vez que a iniciação sexual está cada vez mais precoce, sendo indispensável orientar esses indivíduos focando nos métodos contraceptivos, considerando contexto social, familiar e emocional em que vivem. Somando isso ao uso de uma tecnologia nova que instiga a curiosidade e participação dos mesmos, há a possibilidade concreta da melhora nas trocas de informações, possibilitando um maior aprendizado.