Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA SAÚDE E SUA INTERLOCUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Arthur Antunes de Souza Pinho, Cláudio Claudino da Silva Filho, Sued Sheila Sarmento, Susanne Pinheiro Costa e Silva, Thiago Silva de Freitas Santos

Resumo


O ensino crítico-reflexivo junto ao cotidiano possibilita um profissional envolvido com os fatores e determinantes da saúde. Dessa forma, é importante o olhar para a formação profissional e o uso de dispositivos visto sua interlocução com a construção do SUS que constitui principal veículo para mudanças no processo de cuidado ao ser humano. O objetivo deste estudo foi avaliar, a partir de uma revisão de literatura, a importância e desafios do PET-Saúde na capacitação e transformação do estudante universitário. Foram utilizados descritores indexados na Base de Dados DeCS selecionando 8 textos completos na plataforma Scielo entre os anos 2012 e 2013 e que analisassem diretamente o lócus de estudo. Para os autores dos estudos analisados o PET é considerado um dos principais instrumentos para possibilitar a formação de recursos humanos, pois permite o exercício multiprofissional, longitudinal, visando o protagonismo e vivência. Foi destacada a importância da abordagem de temas humanistas na educação profissional e a realidade do projeto o qual permite uma constante troca de experiências entre o ensino e a comunidade o que consequentemente cativa o estudante a conhecer mais sua realidade. Os efeitos do programa foram evidenciados, visto sua permissão e influência em estreitar e compreender melhor o SUS envolvendo de forma ativa o estudante na construção do ensino e do próprio sistema. Vale destacar as análises que trazem os efeitos deste dispositivo na transformação do estudante de medicina e enfermagem, respectivamente, em sujeitos mais avaliativos e questionadores. Em contraponto foram relatadas algumas dificuldades sendo algumas delas a falta de horário disponível devido ao excesso de carga horária e as resistências institucionais. Paralelamente acentuou-se que mesmo com obstáculos, o programa permite avanços na vida acadêmica e uma reorientação da prática e ensino. Logo o estudante precisa conhecer e se apoderar de instrumentos que o façam um profissional crítico-reflexivo para atuar com o objetivo de transformar. Para autores mais recentes a defesa daquilo “que o indivíduo aprende por si mesmo” é muito mais importante do que o aprendido na “transmissão elaborada” o que reflete na eficiência deste importante programa.

Palavras-chave


Formação Profissional; PET-Saúde; Formação de Recursos Humanos