Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE HUMANIZAÇÃO NO SETOR DA NEUROLOGIA
Rosana Amora Ascari, Gloriana Frizon, Olvani Martins da Silva, Karen Cristina Kades Andrigue, Aline Mara Jacoby, Marieli Cristina Ribeiro, Pamella Nadia Binda, Mayara Goulard

Resumo


A Política Nacional de Humanização, também conhecida como HUMANIZASUS tem como finalidade efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), propondo modificações nas atitudes gerenciais e assistenciais, e em consequência na visão do usuário para com os profissionais de saúde. O obtivo foi de ampliar as estratégias de humanização no setor de neurologia de um hospital público no oeste catarinense, com base na Política Nacional Humanização. Trata-se de um relato de experiência de uma prática assistência, desenvolvida por acadêmicos da oitava fase do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, como parte integrante da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I. Através da teoria do auto cuidado de Orem e com base na política nacional de humanização foram desenvolvidas as prioridades de estratégias das atividades que foram direcionadas aos profissionais da área da enfermagem, atuantes no turno da tarde, bem como aos pacientes internados no setor e seus acompanhantes, respeitando sempre, os aspectos éticos fundamentais. A atividade foi executada em duas grandes etapas, sendo a primeiro através do acolhimento e humanização para com pacientes e acompanhantes, que se fez valer das tecnologias leve, leve-dura e dura, ocasião em que se realizou consulta de enfermagem seguida de exame físico completo, informações com entrega de folders e orientações dos cuidados pós-alta, para algumas patologias, como acidente vascular encefálico, traumatismo crânio-encefálico, paralisia facial e orientações para uma boa postura. A segunda ação foi a valorização profissional da equipe de enfermagem e a autoestima, o qual foi trabalhado por meio da trilha sensitiva, e posterior com a dinâmica do acrônimo, em que o mesmo deveria ser preenchido com qualidades, após as atividades os profissionais relatavam a experiência vivenciada. Estas atividades propiciaram a aquisição de sensibilização, uma vez que, a equipe de profissionais e as instituições promovem de modo geral, o atendimento constante a pacientes, e deste modo, é de fundamental importância que tais profissionais estejam motivados, promovendo assim um atendimento humanizado. Considera-se que é possível incentivar o paciente neurológico para o auto cuidado e assegurar-lhe uma assistência humanizada por parte da equipe de enfermagem, pois ao incentivar o profissional esse retribui de forma positiva para com o paciente.

Palavras-chave


Humanização da Assistência; Neurologia; Satisfação no trabalho; Gestão de Qualidade.

Referências


[1] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde. 2001. Série Projetos, Programas e Relatórios, n. 20. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf>

 

[2] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf>.

[3] Brasil. Declaração Universal Dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da  Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 14 out. 2013.

 

[4] Casate  JC, Corrêa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 13, n. 1, 2005. p. 105-111. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n1/v13n1a17.pdf>. Acesso em: 22 out. 2013.

 

[5] Chalita G. Vivendo a filosofia. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006. 424 p.

[6] Cordeiro T. Saúde. Meditação ganha, enfim, aval científico. Revista Veja [online]. 2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/saude/meditacao-ganha-enfim-aval-cientifico>. Acesso em: 20 nov. 2013

 

[7] Fortes PAC. Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde. Revista Saúde e Sociedade, v. 13, n. 3, 2004. p. 30-35. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v13n3/04.pdf>. Acesso em: 22 out. 2013.

 

[8] Galli KSB, Scaratti M, Diehl DA, Lunkes JT, Rojahn D, Scheninger D. Saúde e equilíbrio através das terapias integrativas: relato de experiência. Revista de Enfermagem. v. 8. n. 8. p. 245-255,  2012. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeenfermagem/article/view/491>. Acesso em: 21 nov. 2013

 

[9] Menezes CB, Dell’1Aglio DD. Por que meditar? a experiência subjetiva da prática de meditação. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 14, n. 3, p. 565-573, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v14n3/v14n3a18.pdf >. Acesso em: 19 nov. 2013

 

[10] Menezes CB, Fiorentin B, Bizarro L. Meditação na universidade: a motivação de alunos da UFRGS para aprender meditação. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 16, n. 2, p. 307-315, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n2/a14v16n2.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2013

 

[11] Rios IC. Caminhos da humanização na saúde: prática e reflexão. São Paulo: Áurea, 2009a. 182 p. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/CAMINHOS_DA_HUMANIZACAO_NA_SAUDE.pdf >. Acesso em: 10 out. 2013.

 

[12] Rios IC. Humanização: a essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde. Revista Brasileira De Educação Médica, v. 33, n. 2, 2009b. p. 253–261. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n2/13.pdf t>. Acesso em: 22 out. 2013.

 

[13] Silva JLL, Andrade M, Lima RA, Lobo EL, Falcão L. Reflexões sobre a humanização e a relevância do processo de comunicação. Informe-se em promoção da saúde, v. 3, n. 2, 2007. p. 09-11. Disponível em: <http://www.uff.br/promocaodasaude/human.pdf>. Acesso em: 16 out. 2013.

 

[14] Wulf C. Antropologia da educação. Tradução de Sidney Reinaldo da Silva. Campinas, São Paulo: Alínea, 2005. 212 p. (série Educação em debate).