Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA BAHIA: AÇÕES DE EXTENSÃO VOLTADAS PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM TORNO DA CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE
Júlia Silva Dias, David Ramos da Silva Rios, Maria Constantina Caputo

Resumo


O presente trabalho objetiva relatar as experiências vivenciadas pela equipe de execução do programa “Promoção da Saúde em uma área remanescente de Quilombo: produção artística, educação popular e planejamento intersetorial em Saúde em Maragogipe-Bahia-Brasil”, financiado pela Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), que através da pesquisa-ação desenvolveu ações de promoção da saúde, capazes de favorecer o empoderamento dos moradores de uma comunidade quilombola no município de Maragojipe-Bahia-Brasil, o Quilombo Salaminas, e garantir consequentemente a promoção da igualdade racial, levando em consideração os seus mais diversos aspectos socioculturais. Para tanto, foram realizadas atividades de Educação Popular em Saúde, manifestações artísticas, ações de Planejamento Participativo, e ações intersetoriais de saúde, que implicaram na identificação, seleção e enfrentamento de problemas de saúde da população quilombola. A equipe de execução do programa envolveu docentes e discentes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia, a saber: Medicina, Psicologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Arquitetura, História, e Pedagogia. Do ponto de vista acadêmico, o programa conseguiu articular o ensino, a pesquisa e a extensão, uma vez que, a metodologia escolhida possibilitou a interação e difusão do conhecimento científico com o popular, ao mesmo tempo em que favoreceu a análise das concepções de saúde dos seus participantes. Já do ponto de vista social, o programa se mostrou de grande relevância, uma vez que a comunidade de Salaminas vem sendo persistentemente desprezada e afastada de qualquer contribuição legal e política que possibilite melhores condições de vida, dessa forma há uma grande necessidade de valorização da identidade, dos saberes locais, e dos direitos de cidadania dessa população tradicional, enaltecendo desse modo a sua história e seu valor social. O desenvolvimento das atividades do programa mediante a interação entre saberes científicos, populares e manifestações artísticas, de distintas áreas, possibilitou o desenvolvimento de um espaço de reflexão sobre a importância da mobilização social e a participação popular na busca por melhores condições de vida, e na garantia do direito à saúde, levando em consideração, portanto, os determinantes sociais do processo saúde-doença e suas implicações cotidianas.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Direito à Saúde; Organização Social; Relações Comunidade-Instituição.

Referências


BATISTELA, Carlos. Abordagens contemporâneas do conceitode saúde. In: FONSECA, Angélica Ferreira; CORBO, AnamariaD’Andrea (orgs). O território e o processo saúde-doença. Rio deJaneiro: FIOCRUZ, Escola Politécnica de Saúde JoaquimVenâncio, 2007. p. 51-86.

BRASIL. A saúde da população negra e o SUS: ações afirmativas para avançar na equidade / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde (Série B. Textos Básicos em Saúde), 60 p, 2005.

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia.Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado pordescoberta na área da saúde: a problematização e aaprendizagem baseada em problemas. Cadernos de SaúdePública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p 780-788, 2004.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, Raças e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

TRIP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.Trad. OLIVEIRA, Lólio Lourenço. Educação e Pesquisa. SãoPaulo, v. 31, n.3, p. 443-466, 2005.

VASCONCELOS, EYMARD MOURÃO. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativadas políticas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Riode Janeiro, v. 14, n. 1, p. 67-83, 2004