Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO PRÓ/PET - SAÚDE SEXUAL UNIRIO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rafaela Bittencourt, Geórgia Genestra Genestra Oliveira, Maria Gabriela Ferreira da Silva, Juliana Baptista, Adriana Lemos, Dara Fernandes, Mariana Viana, Ruan Santos

Resumo


A integração entre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pró/PET-Saúde) visa à qualificação em serviço dos profissionais da saúde, e de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes na área da saúde da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com as necessidades dos serviços do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, através da parceria e apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), os acadêmicos conseguiram desenvolver várias práticas educativas, tanto voltadas para estes profissionais, quanto para os usuários de saúde. Foram elaboradas pelos bolsistas do Pró/PET diversas oficinas para os ACSs da Estratégia de Saúde da Família (ESF) localizada no Bairro Catete­-Rio de Janeiro, sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, visando à educação permanente. Ademais, auxiliam na divulgação da pesquisa que está sendo desenvolvida, nas práticas educativas e salas de espera para os usuários. A participação dos ACSs nas oficinas foi ativa, conseguiram expressar suas opiniões, com questionamentos e reflexões, diferenciaram o profissionalismo das questões pessoais, relataram ter muitas atribuições, remuneração inadequada e pouca valorização profissional. Além disso, demonstraram vontade de participar de novas oficinas e até mesmo elaborá-las, além de ratificarmos a importância de sua profissão, por serem o elo entre a comunidade e a ESF. Oportunizar que toda a equipe de saúde da família e a comunidade reconheçam o importante papel do ACS. Criar espaços psicossociais para que estes exponham suas ideias, troquem experiências com os outros profissionais, aumentando os laços afetivos entre todos das equipes. Que todos os Pró/PETs-Saúde inseridos na ESF, tenham o ACS como seu principal aliado para o desenvolvimento de um ótimo e eficaz projeto, que implicará benefícios para a universidade, o serviço e a comunidade.

Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Pro Pet; Educação em saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial n.º 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010, n. 43.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia prático do agente comunitário de saúde Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

FERNANDES, M. S. Integração PET-saúde versus ACS: contribuição para ESF/PSF relato de experiência. In: 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, Belém, 2013.

FRAGA, O. S. Agente Comunitário de Saúde: Elo entre a comunidade e a equipe da ESF? Governador Valadares: Universidade Federal de Minas Gerais (Trabalho de conclusão de curso, especialização), 2011

SCHUTZKY, A. F. Ação do PET-Saúde junto aos ACS da Unidade de Saúde Silas Sallen. In: 11º CONEX, UEPG, Ponta Grossa, 2013.

FERNANDES, M. S. Integração PET-saúde versus ACS: contribuição para ESF/PSF relato de experiência. In: 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, Belém, 2013.