Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A TUTORIA COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Samara Vasconcelos Alves, Keila Maria Carvalho Martins, Maria do Socorro Teixeira, Eva Dáks Leite Parente Lima, Renata Alves dos Santos

Resumo


A Estratégia de Saúde da Família (ESF) apresenta a possibilidade em cuidar da atenção à saúde da comunidade de uma maneira interdisciplinar, tendo como valorização o vínculo e a responsabilização das famílias. Neste cenário de práticas, destaca-se a educação permanente como uma estratégia de promoção de mudanças na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da ESF, além de gerar a autonomia e responsabilização na transformação da realidade e o enfrentamento das problemáticas enfrentadas no cotidiano desses trabalhadores. Nesse sentido, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) que possibilita a formação e o ensino em serviço, teve seu início em 1999 no município de Sobral, no Ceará, emergindo com a figura do preceptor de território como facilitador da articulação teoria e prática nos serviços de saúde, mantendo uma relação estreita com os profissionais de saúde da RMSF. Atualmente o preceptor de território é conhecido com tutor do Sistema de Saúde Escola de Sobral, desenvolvendo um papel fundamental no campo do apoio institucional e na educação permanente, articulando ensino-serviço no contexto da realidade dos territórios de sua atuação. Nesse contexto, o presente relato tem como objetivo descrever a atuação da tutoria no âmbito da ESF com enfoque na Educação Permanente. Esse estudo é um relato de experiência com abordagem qualitativa que identifica o processo de trabalho da tutoria como dispositivo fundamental para a formação dos trabalhadores da ESF e para os processos de saúde nos territórios do município de Sobral-Ce. Nesse sentido a tutoria vem se mostrando como protagonista na construção do processo ensino-serviço nos serviços de saúde, ocupando uma posição estratégica para o desenvolvido das educações permanentes para os trabalhadores nos territórios de sua atuação, aproximando ainda, os profissionais da RMSF da realidade desses territórios envolvendo suas fragilidades e suas potencialidades, gerando assim, a responsabilidade sanitária, social e ética com a comunidade. O fazer da tutoria nos processos de Educação Permanente envolve a utilização de metodologias ativas, método da roda como espaço de gestão e cogestão, além de atuar considerando a amorosidade e as relações interpessoais dos trabalhadores de saúde. Conclui-se, portanto que a tutoria exerce um fazer diferenciado e imprescindível para a formação dos trabalhadores da ESF e gestão dos serviços de saúde.