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A TUTORIA COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) apresenta a possibilidade em cuidar da atenção à saúde da comunidade de uma maneira interdisciplinar, tendo como valorização o vínculo e a responsabilização das famílias. Neste cenário de práticas, destaca-se a educação permanente como uma estratégia de promoção de mudanças na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da ESF, além de gerar a autonomia e responsabilização na transformação da realidade e o enfrentamento das problemáticas enfrentadas no cotidiano desses trabalhadores. Nesse sentido, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) que possibilita a formação e o ensino em serviço, teve seu início em 1999 no município de Sobral, no Ceará, emergindo com a figura do preceptor de território como facilitador da articulação teoria e prática nos serviços de saúde, mantendo uma relação estreita com os profissionais de saúde da RMSF. Atualmente o preceptor de território é conhecido com tutor do Sistema de Saúde Escola de Sobral, desenvolvendo um papel fundamental no campo do apoio institucional e na educação permanente, articulando ensino-serviço no contexto da realidade dos territórios de sua atuação. Nesse contexto, o presente relato tem como objetivo descrever a atuação da tutoria no âmbito da ESF com enfoque na Educação Permanente. Esse estudo é um relato de experiência com abordagem qualitativa que identifica o processo de trabalho da tutoria como dispositivo fundamental para a formação dos trabalhadores da ESF e para os processos de saúde nos territórios do município de Sobral-Ce. Nesse sentido a tutoria vem se mostrando como protagonista na construção do processo ensino-serviço nos serviços de saúde, ocupando uma posição estratégica para o desenvolvido das educações permanentes para os trabalhadores nos territórios de sua atuação, aproximando ainda, os profissionais da RMSF da realidade desses territórios envolvendo suas fragilidades e suas potencialidades, gerando assim, a responsabilidade sanitária, social e ética com a comunidade. O fazer da tutoria nos processos de Educação Permanente envolve a utilização de metodologias ativas, método da roda como espaço de gestão e cogestão, além de atuar considerando a amorosidade e as relações interpessoais dos trabalhadores de saúde. Conclui-se, portanto que a tutoria exerce um fazer diferenciado e imprescindível para a formação dos trabalhadores da ESF e gestão dos serviços de saúde.