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CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS DIDÁTICOS PARA CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Em um contexto de grandes avanços tecnológicos e cenários de mudanças rápidas na área da educação superior, o Brasil orientou, através das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN, a incorporação de novas tecnologias educacionais para o setor. Desse modo, assumiu grande ênfase o desenvolvimento de competências, habilidades e a interdisciplinaridade. A Universidade de Fortaleza – UNIFOR desde 2007 estimula a adoção de metodologias educacionais inovadoras para os cursos de graduação que oferece. Nesse contexto, duas estratégias educacionais obtiveram grande destaque: o currículo integrado e a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. No currículo integrado, o processo de planejamento dos módulos previu a integração de saberes antes restritos a disciplinas. Assim, a interdisciplinaridade foi buscada nessa proposta. Vale mencionar que, anteriormente à mudança curricular, a UNIFOR, através de programa de formação docente, ofertou cursos e oficinas sobre estratégias pedagógicas ativas. O objetivo foi para que os professores buscassem vivenciar essas metodologias para posterior implantação no currículo integrado. Os módulos didáticos foram construídos a partir da necessidade de um material educativo adequado à nova estrutura curricular. Desse modo, privilegiou a utilização de metodologias ativas, como grupos de problematização, painéis integrados, discussão em pequenos grupos entre outros. Com essas diretrizes, o processo de reestruturação da nova matriz curricular para o curso de enfermagem, iniciado em 2011, adotou a proposta de um currículo integrado, construído após análise de competências requeridas para o enfermeiro a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN para o curso. Finalmente, no segundo semestre de 2012, o curso de enfermagem da UNIFOR, implantou o novo fluxograma do curso que atualmente encontra-se no 4º semestre. Para a construção dos módulos didáticos foram criados grupos de trabalho composto de três docentes. Para compor o grupo, critérios como afinidade com o módulo, experiência anterior na construção de cadernos didáticos foram considerados. Ao mesmo tempo, docentes ligados ao Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso responsáveis pelo processo de implantação do novo currículo assessorou os docentes na elaboração dos módulos. Os dois grupos vêm experimentando formas de construir módulos didáticos que favoreçam a interdisciplinaridade e a construção de competências dos estudantes.
Palavras-chave
módulos didáticos; enfermagem; metodologias ativas; educação