Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO EXTENSIONISTA: VISIBILIDADE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE CUIDAR NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE
Vera Lucia França de Souza Andrade, Margarida Maria da Rocha Bernardes, Érick Igor dos Santos

Resumo


Projeto de extensão universitária intercambiado entre universidades intelectuais com outras instituições. Aplica ações de cunho interdisciplinar para promoção da saúde, prevenção de riscos e qualidade de vida dos discentes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), que residem no entorno do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Bonsucesso, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Objetivos: realizar atividades educativas a partir do diagnóstico simplificado de saúde e traçar metas para proteção da mesma pelo grupo de estudantes da UNATI/UNISUAM; fortalecer os laços com as comunidades idosas locais mediante oficinas, encontros, eventos culturais; qualificar os indicadores básicos de saúde dos discentes da UNATI por meio de novas práticas pedagógicas; estimular os discentes universitários a identificar lideranças idosas comunitárias e a orientá-las nas questões discutidas, transformando-as em agentes multiplicadores de informações. Importante salientar que os cuidados à pessoa idosa, dada a sua alta especificidade técnica, política, teórica, ética e estética, consiste em um objeto de particular interesse dos pesquisadores deste grupo em virtude das dificuldades e potencialidades que oferecem aos profissionais que tentam ensiná-lo; aos estudantes de graduação que perscrutam entendê-lo e praticá-lo adequadamente; e aos idosos que apresentam numerosas demandas. O convívio dentro da UNATI com outros pares que não os familiares, novos conhecimentos se somam aos que possuem, além de favorecer o contato com uma grande rede social, que certamente gera impacto positivo na vida desses idosos. Projetos que atinjam este público são cada vez mais bem vindos no sentido de franquear e socializar a integração dos idosos aos avanços das tecnologias de comunicação e informação disponíveis. O espaço de interação/ integração disponibilizado para os idosos, vem trazendo a (re)significação das questões relativas ao processo de envelhecimento, sendo considerada uma oportunidade para atender parte das demandas desse segmento etário, nas suas necessidades próprias e específicas de conhecimento. Os resultados indicam que as rodas de conversa é uma estratégia pedagógica que possibilita interação geracional, potencializa o vínculo por meio de estreitamento de laços afetivos e o acolhimento com os idosos. Espera-se fomentar, na juventude universitária, o aprimoramento de conhecimentos para construir uma nova realidade para o cuidar/assistir/interagir com os idosos.

Palavras-chave


Palavras-chaves: Idosos, promoção da saúde, prevenção de riscos, qualidade de vida.

Referências


1.         AlVES, V. P. & LOPES, C. Idosos, Inserção social e envelhecimento saudável no contexto da Educação a Distância nas UnATIS: Um relato de experiência. Pesquisas e Práticas Psicossociais.v. 3,n.1, São João del-Rei, Ag. 2008.

 

2.         BASSOLI,S.et al.Estratégias de atenção ao idoso: avaliação das oficinas de saúde desenvolvida em grupos de terceira idade no município de Passo Fundo - RS. Estud. interdiscip. envelhec.,v.6,p.111-122.Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/4744/2666>.Acesso em: 23  jun.2013.

 

3.         BERNARDO M.H.J. et al.A saúde no diálogo com a vida cotidiana: a experiência do trabalho educativo com idosos no grupo roda da saúde.Rev. APS.Rio de Janeiro,v.12,n.4,p.504-509, out./dez. 2009.Disponível em:<http://www.aps.ufjf.br/index.php/aps/article/view/744/275>.Acesso em: 21 maio 2013.

 

4.         BORELLI,F.A. O. et al.  Hipertensão arterial no idoso: importância em se tratar. Rev Bras Hipertens v.15,n.4.p.236-239, 2008.Disponível em: <http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/15-4/18-caso-clinico%20.pdf> Acesso em: 21 maio 2013.

 

5.         BRASIL, Ministério da Saúde. A nova política nacional de saúde da pessoa Idosa. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Saúde - Gerencia de Programas de Saúde do Idoso, 2006.

6.         MOTTA,L.B.et.al. Estratégia Saúde da Família e a atenção

ao idoso: experiências em três municípios brasileiros. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.27,n.4,p.779-786, abr, 2011.Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csp/v27n4/17.pdf.>Acesso 13 de set de 2013.

 

7.         SANTOS, A.M; CRUZ, A.C.M.Incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: interdisplinariedade articulando ensino, pesquisa e extensão universitária. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/ecadernos/media/documentos/ecadernos2/ALINE%20MENDONCA%20DOS%20SANTOS%20e%20Antonio.pdf Acesso 07 de set de 2013.

 

8.         VERAS, R. P.; CALDAS, C. P. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das universidades da terceira idade. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2,p.423-432, 2004.Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v9n2/20396.pdf. Acesso em: 11 maio 2013.

 

9.         WEBBER, F. CELICH, K.L. As contribuições da universidade aberta para a terceira idade no envelhecimento saudável Estud. interdiscip. envelhec.v.12,p. 127-142,2007.Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/4983/2852> Acesso em: 10 maio 2013.

 

10.       SANTOS, B. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes.Disponível em: http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/Para_alem_do_pensamento_abissal_RCCS78.PDF> Acesso em 14 de set de 2013.p.29-37.

 

11.       TONI, I.M. As instituições de ensino superior e as UNATIS brasileiras. Rio Grande do Sul: Universidade de Caxias do Sul. Disponível em:<http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/artigo_raimunda_sup-e-unatis.pdf> Acesso 15 de set 2013.