Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE TRANSVERSALIZAÇÃO NA GESTÃO E NA ATENÇÃO À SAÚDE
Juliana Aline Pacheco, Elisa Amorim

Resumo


Caracterização do problema: criação de ferramentas para enfrentamento das lógicas fragmentadoras tanto do cuidado e quanto da relação clínica e gestão na secretaria de saúde de Mauá. Descrição da experiência: a gerência de educação permanente foi criada na secretaria de saúde no início de 2013, tendo como função disparar e sustentar processos formativos voltados aos trabalhadores do SUS de Mauá baseados em metodologias ativas e problematizadoras. Tais ações visam à reflexão, análise e mudança nos processos de trabalho das equipes de saúde, com objetivo principal de melhorar a qualidade da atenção em saúde na Rede SUS, fomentando a produção de coletivos mais implicados e corresponsáveis pela criação e recriação dos seus processos de trabalho. A gerência se organizou em torno do que optamos por chamar de coletivo de educação permanente formado pela gerente de educação permanente e mais seis gerentes de educação permanente, voltados especificamente para seus núcleos de pertencimento (Atenção Especializada, Atenção Básica, Apoio a Gestão, Urgência e Emergência, Hospital Nardini e Proteção à Saúde e Vigilâncias). A função deste coletivo é dar consistência à lógica da educação permanente na Secretaria, harmonizar ações, bem como fomentar ações que visem ao aumento dos graus de transversalidade entre Núcleos. A gerência conta, ainda, com uma equipe de vinte Apoiadores de Rede que tem como função fomentar a lógica do cuidado integral e em Rede bem como a gestão compartilhada dos processos de trabalho nos diferentes serviços do Município. Efeitos alcançados: Os principais projetos implantados pela Gerencia em 2013 foram a Educação Permanente de Territórios; Implantação da ação de qualificação dos estudos de óbito materno-infantil; Educação Permanente para implantação do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e rediscussão da linha de cuidado à Pessoa com Deficiência no Município e Qualificação da Atenção à Crise na RAPS. Todas as ações tiveram como efeito aumentar o grau de transversalidade entre as diferentes áreas da gestão, entre diferentes serviços e/ ou entre diferentes profissionais de um mesmo serviço que compõe o SUS de Mauá. Recomendações: acreditamos que a experimentação da educação permanente como ferramenta fundamental da gestão para mudanças expressivas nos processos de trabalho no SUS deve estar agenciada a dispositivos de aumento da transversalidade tanto entre as diferentes áreas da gestão, quanto a diferentes serviços e profissionais.

Palavras-chave


educação permanente, gestão, transversalidade