Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAR UM PROTOCOLO DE SEPSE GRAVE EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Miriane Melo Silveira Moretti, Janaina da Silva Flôr, Daniela Santarém

Resumo


Sabe-se que as práticas educativas em saúde não são uma proposição recente. Ainda tem demonstrado fragilidade na sua operacionalização aliada à falta de discussão mais aprofundada sobre os referenciais teóricos mais adequados para sua estruturação, nos diferentes modelos assistenciais adotados (CHIESA; VERÍSSIMO, 2001). A promoção da educação em saúde, abrangendo a formação profissional e a produção do conhecimento como estratégia fundamental para a transformação das práticas profissionais em saúde, aborda a Educação Permanente em Saúde como modalidade pedagógica para a mudança das práticas profissionais. Lopes et al (2007), afirmam que esta aproximação faz com que o aprendizado seja baseado na reflexão das práticas cotidianas. A Educação Permanente em Saúde (EPS) provoca a necessidade de diálogo e conversação entre todos os atores envolvidos nos processos de cuidado em saúde. Este trabalho aborda uma experiência de prática educativa na unidade de Emergência, com a implementação do Protocolo de Sepse Grave. O Objetivo foi elaborar juntamente com os enfermeiros da unidade de emergência de um Hospital de Grande Porte Universitário de Porto Alegre um Protocolo de Sepse Grave usando-se da proposta da Educação Permanente em Saúde. É um estudo de caráter qualitativo, narrativo, baseado em um relato de experiência. As práticas educativas em saúde evidenciam ações que compreendem as relações entre os sujeitos sociais de diferentes espaços, portando com eles diferentes saberes e práticas dialógicas e estratégicas mediadas pela ação instrumental. A formação profissional tem sido discutida e é um processo contínuo para que as reformas do setor saúde sejam consolidadas. O profissional precisa desenvolver a capacidade de aprender continuamente, responsabilizando e adonando-se do processo educativo de outros profissionais para atingir a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. A partir da concepção de que as práticas educativas provocam mudanças no cenário atual no cuidado a assistência em enfermagem, é necessário incentivar tal processo no âmbito dos serviços de saúde. Observou-se que a equipe de enfermagem que participou da experiência aceitou de modo colaborativo as atividades propostas. A participação dos sujeitos envolvidos na prática educativa foi de suma importância para a construção no novo Protocolo de Sepse Grave da instituição.

Palavras-chave


Enfermagem, Educação em Saúde, Sepse

Referências


CHIESA, A. M., VERISSÍMO, M. D. L. Ó R. A Educação em Saúde na Prática do PSF. Manual de Enfermagem www.ids-saude.org.br/enfermagem. 2001.

LOPES, S. R. S. et al. Potencialidades da educação permanente para a transformação das práticas de saúde; Potentialities of permanent education for the transformation of healthcare practices. Comun. ciênc. saúde, v. 18, n. 2, p. 147-155, 2007