Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET SAÚDE: A PERSPECTIVA DE RECONHECIMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO E DA EDUCAÇÃO PERMANENTE JUNTO AS EQUIPES DO HOSPITAL MUNICIPAL MIGUEL COUTO/RJ.
Marcio Eduardo Brotto, Lucia Helena de Carvalho, Simone de Souza Pires, Vânia Cristina Pontes Rodrigues Rego, Diana Diniz Castro, Silvia Lucia Pereira Ferreira Chagas, Hilton Augusto Koch

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) consiste em uma estratégia para qualificar a formação acadêmica e, por conseguinte, a atuação profissional na área da saúde, caracterizando-se por sua dinâmica de integração entre ensino-serviço-comunidade, promotora do fortalecimento de áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde. Neste cenário, em 2013 o Programa deu início a ações direcionadas nos serviços de urgência e emergência, dos quais o Hospital Miguel Couto se constitui polo de intervenção. Objetivo: apresentar e refletir sobre a dinâmica desenvolvida pelo PET saúde dentro de unidade hospitalar de urgência e emergência e, deste modo, as ações desenvolvidas e direcionadas ao reconhecimento do processo de trabalho e a educação permanente das equipes. Metodologia: a proposta envolve a apresentação de dados decorrentes da sistematização de dinâmicas de trabalho pactuadas pelas equipes que atuam no serviço de urgência e emergência, dando ênfase aquelas que se referem às relações interprofissionais. A perspectiva metodológica também considerou a incorporação de avanços terapêuticos, tecnológicos e organizativos específicos dos serviços, bem como a realização de levantamento sobre a representação dos profissionais acerca de seu fazer individual e em equipe interdisciplinar. Considerando o grande número de profissionais que atuam no hospital, delimitou-se uma amostra de 20% (120) para participação na pesquisa. Resultados: os dados demonstram que o fazer profissional de uma urgência e emergência é feita de aproximações e desencontros. Apesar de pactuarem de um mesmo espaço e de ações coletivas a integração entre profissionais é limitada e o reconhecimento sobre o fazer profissional do outro quase que inexistente. Outro aspecto significativo é a burocratização do trabalho, sem que hajam ações direcionadas para reflexão sobre o processo de trabalho que se configura como parte de uma rotina de atendimento a casos graves e que requerem prontidão. A consolidação dos dados permitirá mostrar pontos de estrangulamentos que envolvem: insatisfação salarial, aumento da rotatividade profissional, dentre outros. Conclusão: Este estudo propõe estabelecer novas sínteses e contribuições no plano do conhecimento e da realidade histórica, desvendando novas demandas apresentadas pelas reconfigurações do mundo do trabalho, que impactam no cotidiano da atuação de um conjunto diverso de profissionais, cujas práticas integram o contexto das relações sociais.

Palavras-chave


Saúde; Processo de Trabalho; Educação Permanente; Intersetorialidade; Ensino