Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TÍTULO: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CAMPO DO ESTÁGIO REFERENTE À GERÊNCIA NO NÍVEL DOS DISTRITOS SANITÁRIOS EM NATAL-RN
Jônia Cybele Santos Lima, Flávia Christiane de Azevedo Machado, Jane Suely de Melo Nóbrega, Joás Araújo

Resumo


A necessidade de integrar o ensino-serviço, como parte do papel da universidade, veem ganhando novos suportes para afirmação deste, de forma mais concreta, a partir da criação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Saúde (DCNs) e a necessidades de sua inserção nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos da saúde. A reafirmação da importância de uma formação acadêmica em saúde, voltada para a saúde pública, se faz presente na busca pela interação ensino-serviço, a cerca dos desafios do processo de trabalho no Sistema único de Saúde (SUS), o que temos hoje o que queremos ter. Nessa perspectiva, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de docência no estágio de gerência nos espaços dos Distritos Sanitários (DS) da cidade de Natal/RN. Esse estágio integra o currículo do curso de Gestão de Sistema e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no II semestre de 2013. Este se justifica por estimular os alunos a pensar nas problemáticas enfrentadas a nível dos DS, qual missão destes, dentro do processo de descentralização da saúde no Brasil, relacioná-los com o que ocorre na cidade de Natal/RN e com a teoria incidida no curso. O Estágio nos cinco DS da cidade de Natal/ objetiva a vivência e análise dos processos de trabalho gerenciais, seus desafios, entraves e perspectivas de avanços a serem identificadas pelos alunos. Assim, os discentes devem identificar problemáticas e suas consequências para a efetividade dos serviços, de modo a pensarem estratégias viáveis para a intervenção nos nós críticos identificados. Foi utilizado o método do arco de Manguerez, que retrata a educação problematizadora. O arco parte da realidade social e após análise, são levantadas hipóteses e possíveis soluções, para segui-la retornar à realidade. Tal metodologia, baseada nos processos de problematização, ultrapassa os limites do exercício intelectual, na medida em que as decisões tomadas deverão ser executadas ou encaminhadas, considerando sua possível aplicação à realidade. As análises deverão ser traduzidas em ações viáveis, capazes de provocar algum tipo de transformação nessa mesma realidade. Nesse sentido, o produto final do estágio é a realização de uma intervenção sobre alguns dos nós críticos no serviço nos referidos DS. Foram identificados como nós críticos: Por conseguinte, as intervenções realizadas foram: no DS norte I (A Importância da Informação), no DS Norte II (Boletim Epidemiológico), o DS Leste (Motivação – Estratégia para o alcance da qualidade do serviço), no DS Oeste (Traçar uma Logística na Cobertura de Vacinas) e o DS Sul (A importância do conhecimento das notificações dos agravos por parte dos profissionais das unidades da área de abrangência territorial do DS Sul). Assim, o estágio vem a potencializar possíveis alterações nas práticas gerenciais em prol de uma redefinição do papel dos DS, nos modos de gestão e do planejamento em saúde, no que tange a organização do sistema e, por conseguinte dos serviços de saúde, contribuindo para a mudança, portanto, dos modelos de gestão e efetivação do SUS.

Palavras-chave


Descritores: Docência nos Estágios; Ensino-serviço; Distritos Sanitários; Descentralização na Saúde; Processo de Trabalho em Saúde; Gerência dos Serviços de Saúde.