Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE PRÁTICO-APLICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO PARÁ
Jamilia Soares Farias, Janaina de Jesus Rocha Pardauil, Juliana Ferreira Martins, Mariane Sarmento Silva

Resumo


Caracterização do problema: Experiência de estudantes do curso de Terapia Ocupacional em atividade prática com idosas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pará. Descrição da experiência: A prática, requisito da disciplina Atividade Prático Aplicativa, vivenciada por acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará, foi realizada na UBS do Guamá, em Belém (Pará), junto a um grupo de idosos. As atividades foram desenvolvidas pela manhã, às terças-feiras, durante um mês, com duração de quatro horas. Durante esse período, os acadêmicos conheceram os serviços desenvolvidos na UBS, sua dinâmica e seu cotidiano, o que possibilitou reflexões sobre a prática da Terapia Ocupacional nesse espaço. Por ser um novo campo de atuação, tornou-se imprescindível pensar como o Terapeuta Ocupacional pode fundamentar suas práticas na atenção primária, incentivando práticas cotidianas saudáveis, favorecendo a expressão, a troca de experiências e o envolvimento social. Inicialmente, os discentes identificaram as demandas existentes para construção de grupos terapêuticos. A partir dessa realidade, explanou-se, em uma palestra voltada especialmente para idosos, a temática sobre quedas que podem ocorrer durante suas Atividades de Vida Diária (AVD) e os cuidados práticos para evitá-las. Posteriormente, três idosas passaram a frequentar os grupos, trazendo demandas subjetivas, pois todas as participantes apresentavam alguma patologia e/ou comorbidades associadas, que dificultavam seu desempenho em suas AVDs. As atividades grupais propostas objetivaram facilitar o processo criativo, a capacidade de expressão e a interação entre as participantes, por meio de atividades de recorte e colagem e utilização de sucata. Efeitos alcançados/recomendações: As atividades evidenciaram a necessidade de direcionar um olhar para essa população dentro da UBS de forma a reorganizar seu cotidiano, considerando a atividade a ser desenvolvida e o contexto em que as participantes estão inseridas, com vistas à prevenção e promoção da saúde. Entende-se, portanto, a importância de práticas educativas em UBS e que a presença do Terapeuta Ocupacional permite identificar as demandas da população local e propor ações que contribuam para melhoria na qualidade de vida, considerando o cotidiano e as atividades significativas dos seus usuários.