Tamanho da fonte:
ATIVIDADE PRÁTICO-APLICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO PARÁ
Resumo
Caracterização do problema: Experiência de estudantes do curso de Terapia Ocupacional em atividade prática com idosas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pará. Descrição da experiência: A prática, requisito da disciplina Atividade Prático Aplicativa, vivenciada por acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará, foi realizada na UBS do Guamá, em Belém (Pará), junto a um grupo de idosos. As atividades foram desenvolvidas pela manhã, às terças-feiras, durante um mês, com duração de quatro horas. Durante esse período, os acadêmicos conheceram os serviços desenvolvidos na UBS, sua dinâmica e seu cotidiano, o que possibilitou reflexões sobre a prática da Terapia Ocupacional nesse espaço. Por ser um novo campo de atuação, tornou-se imprescindível pensar como o Terapeuta Ocupacional pode fundamentar suas práticas na atenção primária, incentivando práticas cotidianas saudáveis, favorecendo a expressão, a troca de experiências e o envolvimento social. Inicialmente, os discentes identificaram as demandas existentes para construção de grupos terapêuticos. A partir dessa realidade, explanou-se, em uma palestra voltada especialmente para idosos, a temática sobre quedas que podem ocorrer durante suas Atividades de Vida Diária (AVD) e os cuidados práticos para evitá-las. Posteriormente, três idosas passaram a frequentar os grupos, trazendo demandas subjetivas, pois todas as participantes apresentavam alguma patologia e/ou comorbidades associadas, que dificultavam seu desempenho em suas AVDs. As atividades grupais propostas objetivaram facilitar o processo criativo, a capacidade de expressão e a interação entre as participantes, por meio de atividades de recorte e colagem e utilização de sucata. Efeitos alcançados/recomendações: As atividades evidenciaram a necessidade de direcionar um olhar para essa população dentro da UBS de forma a reorganizar seu cotidiano, considerando a atividade a ser desenvolvida e o contexto em que as participantes estão inseridas, com vistas à prevenção e promoção da saúde. Entende-se, portanto, a importância de práticas educativas em UBS e que a presença do Terapeuta Ocupacional permite identificar as demandas da população local e propor ações que contribuam para melhoria na qualidade de vida, considerando o cotidiano e as atividades significativas dos seus usuários.