Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA E NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES FORMANDOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
Josele de Farias Rodrigues Santa Barbara, Aline Macedo Carvalho

Resumo


Introdução: O termo qualidade de vida apresenta-se de forma multidimensional, o que amplia a busca por uma definição, tornando-a, no momento histórico, uma preocupação modista para muitos. Todavia, o referido termo possui uma grande importância para os cientistas que se debruçam na busca do bem estar do ser humano. A proposta desta investigação é ir ao encontro de uma hipótese, empiricamente detectada, de que a qualidade de vida dos estudantes formandos do curso de enfermagem de uma Universidade Pública Federal pode ser considerada baixa. Objetivo: Compreender os elementos influenciadores de Qualidade de Vida durante o processo de formação acadêmica dos estudantes formandos do curso de enfermagem de uma Universidade Pública Federal. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo com delineamento transversal, o qual contou com a participação voluntária de 14 estudantes formandos do curso de enfermagem, regularmente matriculados no semestre 2012.1. O método envolveu a utilização de um diário de campo e a gravação de entrevistas individualizadas de modo semiestruturadas. O trabalho obedeceu todos os procedimentos éticos e legais de uma pesquisa científica, tendo sido o mesmo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, sendo devidamente cadastrado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Resultados: A hipótese anteriormente levantada foi comprovada, como resposta conclusiva na presente pesquisa. No que se refere às influências para a vivência de uma baixa qualidade de vida, foram destacadas respostas como: a indisponibilidade de tempo para o cumprimento das atividades acadêmicas, no que se menciona, sobretudo, aos aspectos das atividades requeridas nos estágios curricular e a elaboração de pesquisas para compor o trabalho de conclusão de curso. Como desdobramentos desta queixa foram destacados a diminuição do tempo para o descanso e lazer, o que amplia sobremaneira o nível de estresse e consequentemente o descontentamento com a formação em conclusão. Conclusão: Como proposta, o presente trabalho salienta a importância de novas investigações acerca da temática em estudo, bem como o investimento por parte da Universidade Pública Federal em novas propostas didático-pedagógicas e de recursos humanos voltados a atender a comunidade acadêmica na busca pela ampliação do nível de qualidade de vida para os estudantes do curso de enfermagem.

Palavras-chave


Qualidade de vida; estudante; enfermagem

Referências


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