Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A TERAPIA OCUPACIONAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR: AMPLIANDO ESPAÇOS NA INTERFACE DA EDUCAÇÃO EM SERVIÇO
Dhyego Lima Nogueira, Valéria Leite Soares

Resumo


Caracterização do problema: O processo de implantação e consolidação da Terapia Ocupacional no SUS ocorreu a partir da alta e média complexidade em direção à atenção básica, frente às necessidades de saúde da população. A fim de atender essas demandas, pensasse na formação desse profissional de forma generalista, crítica e reflexiva com perfil técnico-ético-político do cuidado em saúde, a inserção nos programas de residência multiprofissional foi um marco na formação de educação em serviço. A incorporação de habilidades e saberes voltados para o desenvolvimento e ocupação humana, concomitante a reflexão da prática a partir da problematização dos processos de saúde-doença em diferentes contextos sociais, incrementou estratégias e ações para desenvolvimento do serviço e redes de atenção a saúde com uma visão ampliada de SUS. Este relato surge com base na experiência pioneira da Terapia Ocupacional em um programa de residência multiprofissional na Paraíba, instalado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), como uma alternativa a capacitação técnica e social desses profissionais. Descrição da experiência: A inserção da Terapia Ocupacional no programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar ocorreu no ano de 2012, com sua inclusão nas ênfases de Atenção a Criança e ao Adolescente; Atenção ao Idoso; e Atenção ao Paciente Crítico. Os profissionais das três ênfases tiveram as instalações do HULW como espaço de prática durante o primeiro ano, onde realizaram intervenções a nível ambulatorial, em unidades de internação e em espaços de gestão. Durante o segundo ano a vivência foi expandida a instituições e serviços da rede municipal e estadual de saúde de acordo com o perfil de cada ênfase. Efeitos alcançados: A vinculação da residência multiprofissional com o curso de Terapia Ocupacional, permitiu ao residente desenvolver habilidades docente-assistenciais através da preceptoria de discentes da graduação, promovendo abertura de campo para prática acadêmica. A expansão do profissional também pôde ser observada na rede de saúde, corroborando na visibilidade e constatação da necessidade por gestores e outros profissionais. No âmbito hospitalar, incrementou a criação da divisão de Terapia Ocupacional no HULW com a perspectiva para contratação de servidores, e o desenvolvimento de pesquisas com a participação desse profissional. Recomendações: As constantes necessidades de saúde da população exige mais profissionais capacitados para visibilidade do trabalho multiprofissional e de uma visão global e coletiva do processo saúde-doença e de SUS. A ligação entre serviço e academia se mostrou eficaz na exploração e difusão de saberes com vistas a educação permanente apontando também o papel técnico, ético, político e social no enfrentamento de problemáticas de saúde no cenário contemporâneo.

Palavras-chave


Residencia Multiprofissional; Terapia Ocupacional; Formação profissional