Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO ARTE E SAÚDE: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO E A CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS ATRAVÉS DO TEATRO
Vanessa de Lima Silva, Kátia Magdala Lima Barreto, Anderson Damião Ferreira da Silva, Lilian Maria Sanguinett de Almeida, Milena Cristina Melo do Nascimento, Samara Corrêa Trajano Lacerda, Luís Augusto da Veiga Pessoa Reis

Resumo


A participação em atividades de lazer, de socialização, culturais e espirituais permite às pessoas mais velhas continuar a exercer suas competências, o respeito e a autoestima. Trazendo benefícios aos aspectos biopsicossociais do idoso.  A linguagem teatral enriquece as ações educativas, tratando-se de adequar instrumentos de comunicação, expressão e aprendizado. A comunicação e a manutenção da capacidade funcional constituem importantes recursos para a socialização e manutenção do envelhecimento ativo e saudável, refletindo assim em uma melhor qualidade de vida. O projeto objetivou promover a comunicação e a capacidade funcional de idosos, residentes em comunidade através da linguagem teatral; Promover a ressignificação do cotidiano dos idosos participantes e fortalecer a autonomia do grupo Trata-se de um projeto de extensão universitária, desenvolvido com a participação de três docentes e quatro discentes dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Teatro, assim distribuídos: 01 discente de Fonoaudiologia, 01 discente de Terapia Ocupacional e 02 discentes de Teatro. A população de intervenção consiste de um grupo de aproximadamente vinte idosos residentes no território coberto e conduzido por uma Unidade de Saúde da Família do município do Recife, Pernambuco. As atividades são desenvolvidas em parceria com os profissionais da unidade. Para o desenvolvimento do projeto são realizadas as seguintes ações: reuniões teóricas de preparação da equipe; oficina de teatro quinzenal com o grupo de idosos; oferta de conhecimentos sobre teatro como eixo desencadeador de ações de educação em saúde, ações para estímulo da comunicação de idosos e ações para estímulo à capacidade funcional de idosos, e troca com a Equipe de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, através de reuniões de apoio matricial. O projeto iniciou suas atividades no mês de maio de 2013. Destacam-se como importantes avanços do projeto: a troca de saberes entre as áreas envolvidas, consistindo um importante espaço de matriciamento e empoderamento dos envolvidos; o avanço da reflexão e da ação com o uso da técnica teatral como estímulo para a comunicação e a capacidade funcional de idosos em situação de carência social; inclusão de uma nova perspectiva para formação de espectadores críticos; aceitação do projeto pelo grupo de idosos, sendo refletida na assiduidade e participação dos mesmos; estabelecimento de vínculo entre a equipe da Unidade de Saúde da Família com os membros do projeto, o que gerou um eficaz retorno nos encontros e atividades propostas. Com essa intervenção, apresentou-se o mundo artístico, proporcionando a ampliação do acesso à arte e seus benefícios à saúde. O estímulo à comunicação e à capacidade funcional de idosos é um importante fator de promoção da saúde. O uso de técnicas e ações teatrais constitui uma grande ferramenta de inovação e renovação nas ações de educação em saúde junto ao grupo de idosos.

Palavras-chave


Promoção da saúde; envelhecimento; arte

Referências


ALBUQUERQUE, Aluísia Guerra et al . Capacidade funcional e linguagem de idosos não-participantes e participantes de grupos de intervenção multidisciplinar na atenção primária à saúde. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 14, n. 5, out. 2012.

ARGIMON, I.I.L,; STEIN, L.M. Habilidades cognitivas em indivíduos muito idosos: um estudo longitudinal.  Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 64-72 jan-fev, 2005.

BARATA, R.B.; ALMEIDA FILHO, N; BARRETO, M.L. Epidemiologia social. In: ALMEIDA FILHO, N; BARRETO, M.L. Epidemiologia & saúde fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

BOWLING, A.; GRUNDY, E. Differentials in mortality up to 20 years after baseline interview among older people in East London and Essex. Age Ageing, London, v. 38, n.1, p.51-55, Jan. 2009.

CAMACHO, A.C.L.F.; COELHO, M.J. Políticas públicas para a saúde do idoso: revisão sistemática. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 2, p. 279-284, 2010.

CAMPOS, Cássia Noele Arruda et al . Reinventando práticas de enfermagem na educação em saúde: teatro com idosos. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, Sept. 2012.

DUCA, G.F.D.; SILVA, M.C.; HALLAL, P.C. Incapacidade funcional para atividades básicas e instrumentais da vida diária em idosos. Rev. Saúde Pública. v. 43, n.5, p. 796-805, 2009.

GARCIA, M.A.A. et al. Atenção à saúde em grupos sob a perspectiva dos idosos. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. v.14, n. 2, p. 175-82, 2006.

GORMAN, W.F.; CAMPBELL, C.D. Mental auity of the normal elderly. J Okla State Med Assoc. v. 88, p.119-23, 1995.

IBGE. Sinopse do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2011.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Global age-friendly cities: a guide. Geneva, 2007. 76p.

RAMOS, L.R. Epidemiologia do envelhecimento. In: FREITAS, Elizabete Viana (Org.). Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 72-78.

SCHAIE, K.W., WILLIS, S.L. Psychometric Inteligence and aging In: Blanchard-Fieds E, HESS, TM. Editors. Perpectives on cognitive change in adulthood and aging. New York: McGraw; 1996. p.293-322.

SOARES, Sônia Maria; SILVA, Líliam Barbosa; SILVA, Patrícia Aparecida Barbosa. O teatro em foco: estratégia lúdica par a o trabalho educativo na saúde da família. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, dez. 2011.