Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL DO IPUB-UFRJ
Maria Paula Cerqueira Gomes, Rita de Cassia Ramos Louzada, Flavia Fasciotti Macedo Azevedo, Jose Carlos Lima de Campos, Leila Vianna Reis

Resumo


Este trabalho pretende apresentar a experiência de Tutoria no Programa de Residência em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso partiremos da legislação - a Resolução do CNRMS n. 2/2012 - e buscaremos descrever de que modo cada uma das atribuições citadas na referida resolução têm sido desenvolvidas em nossa instituição, já que há diferenças e variações na constituição dos programas de residência multiprofissionais em nível nacional. O objetivo da Tutoria é acompanhar o aluno no processo de articulação da teoria com a prática, com atenção às competências a serem desenvolvidas, auxiliando a sustentação do trabalho clínico e possibilitando a construção de uma reflexão sobre a sua prática. O Tutor tem a função de produzir junto aos residentes os projetos pedagógicos individuais (PPI), detalhando as atividades teórico-práticas, nos seus respectivos cenários de prática, bem como acompanhar o seu desenvolvimento durante o curso (IPUB, 2010). No que tange às estratégias pedagógicas nossa tarefa é criar condições favoráveis ao desenvolvimento individual dos residentes, por meio de encontros regulares com pequenos grupos de Tutorandos, divididos entre os 5 Tutores disponíveis no Programa. Além disso, as atividades do Tutor envolvem reuniões de Educação Permanente com todos os residentes do programa, em reunião semanal; reuniões com Preceptores de Campo e de Núcleo; reuniões eventuais de articulação com a rede de dispositivos substitutivos em Saúde Mental; oficinas semestrais de avaliação, planejamento e atualização dos projetos pedagógicos singulares dos residentes; orientação de projeto e TCC. O Tutor, enfim, tem desenvolvido, com bastante autonomia, atividades diversas, marcadas pelas especificidades do campo da campo da saúde mental. O modo como as atividades vêm sido desenvolvidas nos permite afirmar que o Tutor ensina e aprende tanto na relação com os residentes quanto com a rede de atenção em saúde mental. Este duplo movimento tem alcançado tanto a formação dos residentes quanto o cuidado aos pacientes, na medida em que aqueles, com o suporte dos Tutores, participam ativamente de todas as discussões de casos e processos de trabalho nos diversos dispositivos por onde passam.

Palavras-chave


Tutoria; Residência Multiprofissional; Saúde Mental

Referências


BRASIL. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução Nº 2/2012. Disponível em http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cnrms-2-2012.htm

IPUB. Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Projeto Político Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. 2010.