Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM ALUNOS ADOLESCENTES
Raissa Emanuelle Medeiros Souto, Perla Guimarães Feitosa, Leidiane de Sousa Paula, Francisco Wagner de Sousa Paula, Luana Silva de Sousa, Elaine da Silva Nunes Rocha, Geysa Maria Nogueira Farias

Resumo


Caracterização do Problema: A adolescência é um processo biológico, onde se aceleram o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade. Segundo o Programa Saúde do Adolescente (PROSAD), a adolescência é compreendida entre os 10 aos 19 anos de idade, sendo caracterizada por transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. A atenção aos adolescentes passa a ser cada vez mais reconhecida como necessária, pois se refere à frequência cada vez maior da gravidez na adolescência, dos acidentes, da violência, do uso de tabaco, álcool, drogas, inalantes, etc. Assim sendo, é necessário abordagens acerca desses temas em escolas. Descrição da Experiência: Os sujeitos do estudo foram estudantes de uma escola pública de Fortaleza-CE. Objetivou-se promover ações educativas em saúde no ambiente escolar acerca de métodos contraceptivos. O resumo trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do curso de Enfermagem durante o estágio realizado no período de outubro de 2012. A atividade foi realizada em uma escola pública, com 25 adolescentes matriculados no sexto ao nono ano de ensino fundamental, com faixa etária de 10 a 16 anos do sexo masculino e feminino. Foram adotadas dinâmicas participativas e recursos expositivo para a explanação do tema. Os adolescentes inicialmente se mantiveram tímidos, entretanto, com o uso de dinâmicas começaram a se expressar. Observou-se que muitos adolescentes possuíam algum conhecimento sobre os métodos contraceptivos, porém existiam diversas dúvidas e conceitos errôneos acerca desses. Os métodos mais citados foram o preservativo masculino, o coito interrompido e o anticoncepcional. Os adolescentes apontaram a vergonha, o medo dos pais e o constrangimento como fatores que prejudicavam a busca por maiores informações. Efeitos alcançados: Foi possível promover um ambiente propício ao diálogo e reflexões, onde dúvidas foram sanadas e tabus desmitificados. Neste contexto, a saúde reprodutiva é uma dimensão relevante a ser discutida entre os adolescentes. Portanto, a divulgação de informações acerca de métodos contraceptivos no âmbito escolar é uma estratégia essencial no que se refere à promoção da saúde. Recomendações: Faz-se necessária a educação em saúde contínua com os adolescentes, informando-os acerca do tema, pois facilita a compreensão desses jovens acerca do cuidado com o corpo e da prática responsável do ato sexual, acompanhado pelo uso adequado dos métodos contraceptivos.